Educação

Fórum trata sobre Atividade do Tabelião e Oficial de Registro

Egresso que atua em São Caetano do Sul ministra palestra a alunos de Direito

“Formação Jurídica e Atividade do Tabelião e Oficial de Registro” foi o tema da palestra do Fórum de Egressos 2018 promovido pelo curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo. O evento contou com a presença do egresso Rafael Gruber em 19 de novembro.

“Sou da turma de formandos de 2009. Após finalizar o curso atuei como advogado e na sequência prestei um concurso público na área de serviços de notas de registros em São Paulo. Atualmente sou concursado e atuo como oficial de registro de imóveis em São Caetano do Sul/SP”, conta o profissional.

Durante o Fórum, Gruber falou sobre os desafios da atividade. Ele comentou que, ainda na época da graduação, via os mistérios que seria atuar no setor de registro de imóveis. Contudo, ele foi buscar conhecimento e vislumbrou uma formação de carreira nesse setor. “Considero as atividades de notas e registros tão promissoras como as da defensoria. Atuamos como gestores dessa área. Precisamos ter conhecimento e qualificação para prestarmos serviços de qualidade. A ideia foi instigar os acadêmicos para que tenham interesse por esse ramo e vejam como ele pode ser desafiador e satisfatório”, salienta.

Para o coordenador do curso, professor Daniel Alexandre Beal, o Fórum é uma oportunidade de mostrar aos estudantes a importância de estarem focados em seus objetivos. “A experiência compartilhada pelos nossos egressos com os atuais acadêmicos fortalece os vínculos com a Instituição, bem como demonstra que o sucesso profissional é o caminho daqueles que aqui cursam a sua graduação”, argumenta.

“Foi uma palestra maravilhosa! A atividade do tabelião é muito presente na vida cotidiana, exercida com muita responsabilidade, pois promove a extrajudicialização de vários atos jurídicos”, avaliou a acadêmica Ana Paula Queiróz. Para o estudante Fernando Almeida Engel, o evento também foi excelente: “A atividade contribuiu para a melhor compreensão da rotina no exercício funcional do tabelião, do qual tenho interesse em prestar concurso no futuro”.