Variedades

Fórum de Cultura acontece nesta quinta-feira

Evento está programado para esta quinta-feira (1º) e deve repor a cadeira de seis segmentos no Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo

Está programado para essa quinta-feira, 01 de novembro, a realização do Fórum de Cultura de Toledo a partir das 9h no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura. Segundo a organização do evento, a programação está mantida independente das condições climáticas do dia.

O principal objetivo do Fórum de Cultura é escolher os representantes para ocupar as vagas de titular e suplente de seis segmentos que fazem parte do Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo (CMPC), também chamado de Conselho de Cultura.

O credenciamento dos participantes terá início às 9h. É necessário que os interessados tenham mais de 18 anos e façam sua inscrição no Sistema de Cultura do Município (link disponível no site da prefeitura: www.toledo.pr.gov.br/nossosArtistas). Haverá a possibilidade de fazer o cadastro no local do credenciamento.

A abertura oficial acontece a partir das 9h30 com a explanação sobre a importância do Conselho de Cultura para o município. Em seguida, após às 9h45, haverá o processo de escolha dos representantes conforme os segmentos disponíveis abaixo:

a) Universidade Pública;
b) Conjunto do audiovisual, fotografia e artes gráficas;
c) Circo;
d) Tradições e festejos, gastronomia e cultura popular;
e) Arquivos, salas de memória, centros culturais e coleções particulares;
f) Movimentos sociais, urbanos e cidadãos.

A apresentação dos eleitos, homologação e posse acontecerá logo após a aclamação e aceitação dos mesmos pela plenária do Fórum de Cultura. Os conselheiros eleitos já cumprem, em seguida, a primeira agenda ordinária do Conselho de Cultura, onde devem decidir sobre os critérios de participação nas reuniões ordinárias do órgão.

A Presidente do CMPC de Toledo, Silvana dos Santos Silva, lembra que as reuniões do Conselho de Cultura são realizadas em todas as primeiras quintas-feiras do mês, sempre às 9h da manhã. “É importante que as pessoas se envolvam nas decisões referentes às políticas culturais de nosso município. Independente de chuva nós realizaremos o Fórum e seguiremos com a programação normal”, salientou Silvana.

Para quem tem interesse em participar do Conselho de Cultura pode obter mais informações sobre o Fórum de Cultura acessando o site www.toledo.pr.gov.br/conselhodecultura ou pelo e-mail [email protected].