Política

Formalizado intercâmbio Paraná-EUA

Formalizado intercâmbio Paraná-EUA

O governo do Paraná formalizou nessa quinta-feira (17), em cerimônia no Palácio Iguaçu, protocolo de intenções para estreitar laços com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. O memorando de entendimento dá início a uma relação de cooperação mútua em diferentes áreas como educação, saúde, ciência, meio ambiente, tecnologia, segurança pública, migração, comércio, agricultura e turismo. O documento foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo embaixador norte-americano no País, Todd Chapman.

“A intenção ao firmar esse acordo é fortalecer a relação do Paraná com os Estados Unidos. Somos estado-irmão da Califórnia desde 1999 e avistamos uma série de possibilidades em áreas essenciais para o desenvolvimento do Paraná, como infraestrutura, educação, segurança e turismo”, afirmou Ratinho Junior.

O governador reforçou especificamente o interesse em ampliar o alcance de projetos educacionais, especialmente daqueles já em andamento na rede estadual de ensino. Citou o programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, além do planejamento para intensificar a oferta de aulas de educação financeira, programação e língua estrangeira, especialmente o inglês.

Os 100 primeiros estudantes da rede estadual classificados para participar do programa de intercâmbio foram divulgados em fevereiro. Cada um deles representa um município diferente do Paraná e embarcará para a Nova Zelândia no segundo semestre deste ano.