Variedades

Festival Infantil Cirandar traz de volta as cantigas do folclore infantil

A apresentação acontecerá no Teatro Municipal Sefrin Filho, em comemoração ao Dia da Criança, 12 de outubro

Festival Infantil Cirandar traz de volta as cantigas do folclore infantil

No Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, nossos pequenos receberão um grande presente! A apresentação do espetáculo Cirandar, que será no Teatro Municipal, Sefrin Filho, às 15h com entrada gratuita.

O festival Infantil Cirandar é inspirado nos livros “Cantigas de Roda”, “Para Cantar e Brincar” e “Lendas, Mitos e Cantigas do Folclore Infantil Brasileiro”. O espetáculo tem na sua essência o resgate das cantigas de roda que fazem parte do vasto repertório infantil que tem como propósito, a valorização da cultura tradicional reinventada a partir de novos arranjos e melodias que dão um tom contemporâneo às músicas.  “Isso é muito importante, pois vem ao encontro a esta necessidade que as nossas crianças têm de se divertir. Nós não podemos permitir que elas se desliguem dos princípios, das coisas simples, da família, dos amigos, das brincadeiras que ajudam a despertar o conhecimento, a inteligência, o interesse pela nossa história, cultura, costumes e folclore. Essa iniciativa está de parabéns”, disse o prefeito interino, Renato Silva.

“O que mantêm um povo são as suas histórias, as suas lendas contadas de geração em geração. O que nos distingue entre povos e nações é o que nos reúne em torno da cultura, como a comida, as tradições, rezas, cantos e danças, o folclore. Precisamos valorizar esses repertórios, mantê-los vivos dentro do universo contemporâneo. Eles não podem simplesmente desaparecer”, enfatiza Beth Capponi, organizadora dos livros que inspiraram a criação do festival, ao lado da irmã gêmea Yvy, responsável pelas ilustrações e criações artísticas.

Criação do espetáculo

 A ideia de criar o espetáculo nasceu a partir de conversas com artistas, músicos e a produção, que participaram das gravações dos CDs que vêm encartados nos livros, cujo conteúdo é todo gravado em áudio e distribuído gratuitamente para as escolas públicas de Curitiba e região metropolitana e servem de material auxiliar para professores no processo de alfabetização pré-silábica das crianças. “Um dos legados do Cirandar é também despertar a criança em cada um de nós, os adultos, porque você consegue atingir públicos de diferentes idades cantando cantigas que todo mundo conhece. O festival tem uma abrangência muito grande e tem essa magia de colocar pessoas de faixas etárias diferentes dentro dessa ciranda”, conta a produtora cultural Beth Capponi, idealizadora do projeto.

O espetáculo ocorrerá no Teatro Sefrin Filho em parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes para Comemorar ao dia da Criança e todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão observados durante a apresentação do Festival Infantil Cirandar.

(Secom)