Economia

Febraban pode perder 22% de receitas com saída de Caixa e Banco do Brasil

Fachada de Agência do Banco do Brasil.
Fachada de Agência do Banco do Brasil.

Brasília – A eventual saída da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) representaria uma perda de 22,5% nas receitas da principal entidade que representa o setor bancário brasileiro, de acordo com fontes com conhecimento no assunto.

Os dois bancos públicos ameaçam deixar a instituição por conta de um manifesto que está sendo capitaneado pela Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo), assinado por cerca de 100 entidades de classe dos setores financeiro e industrial pedindo gestos de pacificação entre os Poderes.

A Febraban é uma entidade com diversos associados, mas Caixa e Banco do Brasil são alguns dos principais contribuidores para o orçamento da Federação porque fazem parte dos cinco maiores bancos do país. Ao lado de Bradesco, Itaú e Santander, as cinco instituições detinham 81,8% do mercado de crédito do país em 2020.

A saída dos bancos públicos da instituição foi articulada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, seguido pelo presidente do BB, Fausto Ribeiro.

 

O manifesto

O manifesto da Fiesp deveria ser publicado em jornais nesta semana, mas será adiado. O que irritou os bancos públicos foi uma mudança de tom nesse documento, de acordo com interlocutores das instituições financeiras.

De acordo com fontes que acompanharam as negociações, integrantes da Febraban insistiram que o manifesto fosse mais incisivo contra o governo federal do que previa inicialmente a Fiesp. A ideia inicial do texto da Fiesp era pedir “pacificação” entre os Poderes e fazer uma defesa da democracia. Mas o texto ganhou contornos de crítica ao governo e ao presidente Jair Bolsonaro, o que desagradou a Pedro Guimarães.

Com Fausto Ribeiro, Guimarães levou o assunto a Bolsonaro e disse que não seria correto os bancos públicos assinarem um manifesto com críticas ao governo federal.