Esportes

FC Cascavel não para

Vitorioso num jogo decisivo e contra um adversário que jamais havia vencido em sete jogos disputados durante quatro anos na elite do Estadual, o FC Cascavel se despediu do Campeonato Paranaense de Futebol 2018 com a cabeça erguida graças à vitória de virada, por 2 a 1, sobre o Coritiba, na noite de quarta-feira, no Estádio Olímpico. A temporada, entretanto, está longe do fim para a Serpente Aurinegra.

“O planejamento é anual. As categorias de base estão treinando desde o início de fevereiro. Ainda vamos jogar o Campeonato Paranaense das categorias sub-15, sub-17, sub-19 e sub-23. O objetivo é formar jogador e movimentar a cidade. O Futebol Clube Cascavel não para”, diz o presidente da equipe, Valdinei Silva.

O dirigente diz ainda que não se agradou com a campanha do time profissional e que novos rumos deverão ser traçados para a sequência dos trabalhos: “vamos nos reunir nesta semana para fazer uma avaliação do resultado. Entendo não era o esperado, acreditávamos que poderíamos ter chegado mais longe. Falhamos em algumas situações, mas que vamos corrigir a partir daqui”.

 

Planejamento

Adepto da “Lei das 10 mil horas” – teoria publicada por Malcolm Gladwell no livro Outliers e que diz sobre o tempo que uma pessoa leva para ficar boa em algo -, o presidente do FC Cascavel, Valdinei Silva, resume a sequência da temporada com palavra “planejamento”. “Na Taça FPF a ideia é fazer uma bela campanha com a equipe sub-23 para buscar uma vaga na Série D do ano que vem, mas é planejamento. Não para. O futebol não é uma ciência exata. Às vezes o menor investimento dá melhor resultado, mas temos que continuar tentando, não temos [diretoria] a expertise de tocar o futebol, todos ali são empresários, têm seus negócios, mas acreditamos que estamos no caminho certo. É uma semente que esta sendo plantada a longo prazo e como toda boa semente tem que ser cuidada, adubada e trabalhada para que dê resultado”.