Variedades

Exposição no MON sobre projetos arquitetônicos premiados termina domingo

A mostra, que ocupa a Sala 1 do Museu, é resultado de uma pesquisa sobre a importante presença do Paraná com projetos de arquitetura premiados nos concursos nacionais e internacionais realizados nas últimas seis décadas

Exposição no MON sobre projetos arquitetônicos premiados termina domingo

A exposição “Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, pode ser vista até este domingo (12) no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra, que ocupa a Sala 1 do Museu, é resultado de uma pesquisa sobre a importante presença do Paraná com projetos de arquitetura premiados nos concursos nacionais e internacionais realizados nas últimas seis décadas.

Com curadoria da arquiteta, pesquisadora e professora Elisabete França, “Concursos como Prática” apresenta uma linha do tempo com 252 premiações em 165 concursos, com a participação de 402 profissionais. Há ainda 40 maquetes dos projetos de maior impacto como o da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro; da Estação Antártica; do anexo da Assembleia Legislativa do Paraná; do Teatro Guaíra; da sede da Eletrosul, em Florianópolis; do complexo turístico Euro Kursaal; da sede do BNDES, em Brasília, entre outras. Há também infográficos, desenhos e fotografias e um videodocumentário com relatos de profissionais.

Além desta exposição, o visitante também pode conferir “Forma e Matéria”, de Claudia Moreira Salles; “Afinidades”; “OSGEMEOS: Segredos”; “Mens Rea: A Cartografia do Mistério”, de Mac Adams; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

SERVIÇO:

Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense.

Em cartaz até 12 de dezembro – Sala 1.

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

(AEN)