Cotidiano

Excesso de chuvas afeta qualidade do milho e do trigo no Paraná

Ainda não há indícios de perdas, mas receio é o da redução da qualidade dos grãos

Curitiba – As fortes chuvas dos últimos dias, que causou estragos em 44 municípios, interromperam o manejo e o ritmo de colheita nas lavouras no Estado. A maior preocupação é com o desempenho do milho e do trigo, culturas que estão em fase mais suscetível aos efeitos das chuvas.

Por enquanto, não há indícios de perdas na produção, mas o principal receio é o da redução da qualidade dos grãos, o que pode impactar nos preços recebidos pelos produtores.

“A situação é de alerta. As chuvas não são boas para o trigo, principalmente nessa fase”, diz Carlos Hugo Coutinho, engenheiro agrônomo do Deal (Departamento de Economia Rural) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Cerca de 40% da área plantada de trigo no Estado está em fase de floração e frutificação. Com as chuvas, os produtores estão com dificuldade para aplicar defensivos agrícolas, que são importantes nessa fase para evitar a proliferação de doenças. De acordo com Coutinho, houve uma piora na qualidade das lavouras.

A previsão é de um crescimento de 3% na produção de trigo no Paraná, para 3,96 milhões de toneladas. A expectativa é que a produtividade aumente 9%, para 2.991 quilos por hectare.

Milho

Não há indícios de perdas na produção, mas as chuvas também podem afetar a qualidade do milho da segunda safra no Paraná. Até agora, 25% da produção foi colhida. Dos 1,4 milhão de hectares que ainda aguardam a colheita, 60% estão em fase final de maturação. Outros 38% estão em fase de frutificação e 2% em floração.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)