Variedades

Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza reuniu mais de 5 mil atletas

A competição, inaugurada em 2019, busca unir a prática esportiva e a natureza em um evento itinerante, fomentando o turismo e a economia em todo o Estado

Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza reuniu mais de 5 mil atletas

Com a participação de mais de 5 mil atletas e 12 municípios-sede, a Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) agitou a região Oeste no final de semana. A competição, inaugurada em 2019, busca unir a prática esportiva e a natureza em um evento itinerante, fomentando o turismo e a economia em todo o Estado.

O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, comemorou o encerramento dos jogos neste ano, que contemplaram 17 modalidades esportivas em dois finais de semana (26 à 28/11 e 03 à 05/12). “Encerramos agora não só felizes pelo sucesso na área do esporte, mas também pela movimentação do turismo e do fomento ao lazer nas regiões lindeiras”, disse.

Além disso, esta etapa contou com patrocínio exclusivo da Itaipu Binacional, que também reformou e inaugurou a principal área pública de lazer em Foz do Iguaçu, o Gramadão da Vila A. Nele, ocorreram diversas apresentações artísticas e o lançamento oficial das ações de Natal do município, também incentivadas pela Itaipu. As atrações circenses, balonismo, roda-gigante, música sinfônica, brinquedos e as diversas decorações natalinas serviram de palco para o encerramento desta edição do JANS.

O diretor de inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, mede o sucesso do evento por meio das grandes competições que sediou. O caiaque polo, por exemplo, é uma modalidade relativamente nova no País e levou mais de 200 atletas de diversas modalidades e categorias para Foz do Iguaçu. Já a 4° Etapa do Campeonato Paranaense de Velocross e a Final do Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorreram simultaneamente, juntaram mais de 3 mil pessoas, entre atletas e telespectadores, em São Miguel do Iguaçu.

“A canoagem velocidade aconteceu junto ao torneio de pesca e foi um sucesso absoluto. Sem falar sobre o beach tennis, com quase 500 atletas e 10 quadras, e da participação do campeão do mundo de patinação e velocidade, o paraguaio Julio Cesar Mirena Ortiz”, explicou Campos. Outros atletas sul-americanos, vindos da Colômbia, Chile e Argentina, também participaram.

“No fim, podemos dizer que foi um grande evento. Marcamos a retomada dos Jogos de Aventura e Natureza com um saldo muito positivo, e encerramos bastante felizes do resultado”, afirmou.

Lucas Bonilha, skatista profissional e árbitro dos JANS, vê com bons olhos a participação de atletas de peso nas competições, visto que a presença deles é uma grande oportunidade para a cidade sede e seus respectivos atletas locais. “Acredito que as competições funcionam como fomento para novos atletas e fortalecem a cena local, o que também é importante para garantir à galera acesso a nossa cultura”, contou. Lucas é bolsista da categoria Nacional do programa Geração Olímpica e Paralímpica.

DETALHES DESTA EDIÇÃO – A competição iniciou na última sexta-feira em sete municípios do Estado: Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Mercedes, Terra Roxa e Missal. Elas receberam 10 modalidades: Vôlei de Praia, BMX Freestyle, Hand Beach, Canoagem de Velocidade, Pesca, Futevôlei, Skate, Beach Soccer, Mountain Bike e Futebol das Estrelas.

Já o segundo final de semana desta etapa começou nesta sexta-feira em seis cidades: Foz do Iguaçu, Missal, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira. Foram 14 modalidades: Paraquedismo, Beach Tennis, BMX Freestyle, Caiaque Polo, Futebol das Estrelas, Punhobol, Patinação 5, Skate, Vôlei de Praia, Handebol de Areia, Futevôlei, Mountain Bike, Paraciclismo e Velocross.

JOGOS – Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Paraná por meio da Superintendência Geral do Esporte, com o apoio dos municípios-sede, e contam com patrocínio exclusivo da Itaipu Binacional – líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,7 bilhões de MWh desde o início de sua operação.

(AEN)