Educação

Estudantes de Cascavel conquistam medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

A prova, que é feita por mais de 240 mil alunos em 20 países, aconteceu em abril

Os estudantes do Colégio Marista Cascavel (PR) participaram pela primeira vez da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras e conquistaram seis medalhas: duas de prata na categoria Nacional, e uma de ouro, uma de prata e duas de bronze na categoria Estadual.
A prova, que é feita por mais de 240 mil alunos em 20 países, aconteceu em abril e desafiou a capacidade de cálculo, pensamento lógico, criatividade e cooperação dos alunos. Além disso, a Olimpíada também analisa a capacidade do estudante resolver questões lógicas em outro idioma, que pode ser alemão, espanhol, inglês, italiano ou francês, dependendo do País.
Para a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Marista Cascavel, Cleiris Wichoski, o reconhecimento à dedicação dos alunos é motivo de grande orgulho: “Estudar matemática não é apenas fazer cálculos. É preciso usar a inteligência para entender os desafios propostos nas questões e nossos alunos provam que são capazes de pensar de maneira autônoma e criativa”, analisa.
A coordenadora do Ensino Médio, Luciana Faria, concorda e afirma: “A natureza dessa competição proporciona aos alunos serem protagonistas em todas as dimensões, com interesses reais, dando sentido às práticas escolares”.
A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras foi criada em 1989, na França, e desde então estimula estudantes de todo o mundo a pensar a Matemática de uma forma desafiadora e divertida.