Saúde

Estado distribui novas câmaras de refrigeração a farmácias de 13 Regionais de Saúde

Os novos refrigeradores têm a capacidade de 1.000 litros e foram obtidos com recursos junto ao Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu 31 novas câmaras de refrigeração para armazenamento de medicamentos entre 2 e 8°C do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).  -  Curitiba, 14/07/2021  -  foto: SESA
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu 31 novas câmaras de refrigeração para armazenamento de medicamentos entre 2 e 8°C do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). - Curitiba, 14/07/2021 - foto: SESA

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) adquiriu 31 novas câmaras de refrigeração para armazenamento de medicamentos entre 2ºC e 8°C do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). São mais de 70 apresentações de medicamentos que precisam ser mantidos sob refrigeração nas farmácias das Regionais de Saúde para fornecimento aos usuários.

Os novos refrigeradores têm a capacidade de 1.000 litros e foram obtidos com recursos junto ao Ministério da Saúde. O valor total da aquisição foi de cerca de R$ 464 mil.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a melhoria é fundamental para o armazenamento adequado e conservação dos medicamentos.

“Com o aumento no número de usuários e a incorporação de novos medicamentos, a ampliação da capacidade de armazenamento se faz necessária. Além disso, estamos substituindo equipamentos de modelo mais antigo”, disse. “É muito importante garantir ao cidadão que o medicamento que ele necessita seja armazenado de forma adequada e mantido dentro dos critérios estabelecidos pelos fabricantes”.

Os equipamentos já foram entregues nas Regionais de Saúde de Irati (4ª), União da Vitória (6ª), Francisco Beltrão (8ª), Cascavel (10ª) e Toledo (20ª). As regionais de Guarapuava (5ª), Foz do Iguaçu (9ª), Umuarama (12ª), Paranavaí (14ª), Maringá (15ª), Cornélio Procópio (18ª), Jacarezinho (19ª) e Telêmaco Borba (21ª) vão receber os refrigeradores até 09 de agosto.