O Governo do Estado firmou nessa semana com municípios da região de Maringá parcerias nas áreas do trabalho, na proteção às crianças, jovens, das pessoas idosas e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A ação foi mais uma etapa do Programa de Interiorização, que já passou pelos municípios de Cornélio Procópio, Guarapuava e Umuarama e que tem como objetivo aprofundar a integração com gestores e entidades municipais.

“O programa era para ter começado no primeiro trimestre de 2020, mas aconteceu a pandemia, tivemos que adiá-lo e agora estamos conseguindo ir aos municípios e trazer os nossos serviços, com orientações para as gestões municipais e apresentando os programas da Sejuf”, afirma o secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho.

A agenda começou na Associação Comercial e Industrial de Maringá, onde o secretário destacou para empresários o ótimo desempenho do Paraná na geração de empregos, divulgado na quarta-feira (28), de acordo com dados do Caged.

Ele também apresentou o Cartão Futuro, programa do Governo do Estado que prevê um repasse de R$ 300 para cada jovem aprendiz contratado pelas empresas, por 24 meses. Se o jovem for uma pessoa com deficiência, o repasse é de R$ 450.

“Temos uma obsessão, que é a geração de empregos, até porque o emprego é o melhor de todos os programas sociais”, disse o secretário.

Segundo ele, é muito melhor ter o trabalhador produzindo, podendo contar com a sua própria renda, sem depender da assistência social do governo. “É por isso que temos visitado as associações comerciais, porque, em nome do governo, temos que agradecer a quem está gerando empregos. Seja do comércio, de serviços, da indústria ou do agronegócio, o empresário paranaense não desanimou, mesmo durante a pandemia, continuou acreditando”, afirmou.

Os programas, projetos e ações assinados foram o Força-Tarefa Infância-Segura (Fortis); implantação de postos avançados das Agências do Trabalhador; parcerias para a Escola de Novos Líderes; adesão à Carteira da Pessoa Autista; Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa; cursos da Carreta do Conhecimento; e o Programa Nossa Gente Paraná.

As parcerias foram firmadas com os municípios de Ângulo, Atalaia, Bom Sucesso, Califórnia, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Ivatuba, Kaloré, Mandaguaçu, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Mello, Nova Esperança, Novo Itacolomi, Ourizona, Presidente Castello Branco, Rio Bom, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Uniflor e Nossa Senhora das Graças.