Variedades

Escritora de Assis entrega de livro recém lançado para a Biblioteca Pública de Cascavel

A obra foi impressa pela Lei de Incentivo à Cultura

Escritora de Assis entrega de livro recém lançado para a Biblioteca Pública de Cascavel

A escritora Valquíria Montemór entregou oficialmente o seu livro “desenhador de palavras – poesias de poesia e prosas miúda” para a Biblioteca Pública Municipal de Cascavel na manhã dessa quinta-feira (22). A obra foi impressa pela Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo. Entre os locais contemplados para a entrega do livro também estão o teatro municipal, colégios e apoiadores.

DESENHADOR DE PALAVRAS

O livro propõe, em 115 poemas, três brincadeiras. A primeira, para a avó da escritora, “Olga” é uma sequência de poemas descrevendo sua avó materna, com direito à receita do seu quitute preferido. A segunda, uma referência ao mundo versificado, que parafraseou do termo “poesia de amor” para chamá-los de “poesias de poesia”. Na terceira, “prosa miúda” usando o português de Portugal quando se refere as crianças – os miúdos – aqui o versos são hai-cais sem o menor rigor, mesmo assim falam de natureza mesmo que seja da natureza humana. As ilustrações não seguem a definição que a palavra exige, é apenas um sonho de criança – desenhar de tudo. Na contramão do design gráfico dos livros de poesia – um poema por página – o DESENHADOR DE PALAVRAS abusa da aglomeração, um do lado do outro, um dentro do outro, como a folha de um jornal que não há respiros mas com assuntos afins.

CURRÍCULO DA AUTORA

Valquíria Montemór nasceu em Nova Esperança, interior do Paraná, em 1956. É artista plástica com exposições no Brasil, Alemanha, Argentina e Portugal. Começou a colocar seus poemas em telas quando morou na Alemanha em 2000. Já publicou um livro de poesia, também pela Lei de Incentivo à Cultura, Cantarias. Hoje mora e trabalha em Assis Chateaubriand, no Paraná.