Curitiba – A Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) monitora os casos de covid-19 nas escolas da rede estadual do Paraná. Na segunda-feira (30), havia uma escola fechada e 94 turmas com aulas presenciais suspensas devido a casos de covid-19. Há outros 1.987 colégios abertos para as atividades presenciais e sete instituições fechadas devido a decretos municipais que restringem a circulação de pessoas. De acordo com a secretaria, houve 1,9 mil casos positivos do novo coronavírus registrados na última semana, incluindo estudantes, professores e funcionários.

O monitoramento também reforça a intenção do governo estadual de incentivar que os pais mandem seus filhos para as escolas, após mais de um ano em ensino remoto.

As atividades do segundo semestre letivo da rede estadual de educação do Paraná tiveram início em 21 de julho, dando sequência à reabertura das instituições no modelo híbrido. Cerca de 920 mil estudantes estão autorizados a retomar as aulas, mediante assinatura de um termo de responsabilidade pelos pais ou responsáveis.

As instituições de ensino seguem o protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Embora incentivado, o retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.