Cotidiano

Escola Municipal Duque de Caxias terá nova quadra poliesportiva coberta

Construção do equipamento faz parte das obras de reforma e ampliação da unidade escolar no bairro Morumbi, que atendem reivindicações de pais, alunos e funcionários

Escola Municipal Duque de Caxias terá nova quadra poliesportiva coberta

A escola municipal Duque de Caxias, no bairro Morumbi, começa a receber novas paredes nesta semana. Os trabalhos fazem parte da reforma e ampliação da unidade escolar, executadas pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, e que há muito tempo eram aguardadas por pais, alunos e funcionários.

Temporariamente, os estudantes da Duque de Caxias foram transferidos para a escola Emílio de Menezes, no mesmo bairro. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2022, quando a comunidade escolar poderá contar com uma estrutura muito mais preparada para o ensino, com novos equipamentos, como uma quadra poliesportiva coberta.

“Investir na educação é investir no futuro da cidade. É por isso que, desde 2017, estamos aplicando volumosos recursos na rede municipal de ensino. Mesmo com a pandemia, conseguimos manter o cronograma de obras em dia, a exemplo dos serviços nas escolas Gabriela Mistral e Duque de Caxias, que seguem avançando. Em breve, estaremos anunciando novas ações”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.

O investimento do Município na reforma e ampliação da Duque de Caxias é de R$ 2,7 milhões.

Serviços

Os trabalhos na escola incluem a construção de muros de arrimo, ampliação das salas de aula, sala de recursos e biblioteca, adequações de acessibilidade, implantação do sistema de prevenção de incêndio, troca de toda a cobertura da escola, reconstrução da cozinha, refeitórios e setor administrativo, reforma completa dos banheiros, troca dos revestimentos cerâmicos, pintura geral do prédio, readequação das áreas externas, troca da rede elétrica, lógica e instalações hidrossanitárias, e instalação de novas portas e janelas.

“O avanço da imunização contra a Covid-19 já nos permitiu retomar as aulas presenciais de forma gradativa. As perspectivas para os próximos meses são as melhores possíveis e conseguiremos dar sequência na reestruturação física da rede municipal de educação”, disse a secretária de educação, Maria Justina da SIlva.

Além das obras em execução, estão em andamento processos licitatórios para a ampliação da escola João da Costa Viana; construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na Gleba Guarani e construção de muro de arrimo no CMEI Flor de Liz.

Investimentos em escolas

Desde 2017, a Prefeitura de Foz do Iguaçu tem investido na reestruturação das escolas no Município. Além de adquirir novos mobiliários e materiais didáticos, todas as 50 escolas de Foz passaram a contar com laboratórios de informática. No período, o Município também reconstruiu a escola Olavo Bilac e reformou as escolas Padre Luigi Salvucci, Getúlio Vargas e João XX III. Também foram construídas quadras esportivas nas escolas Jorge Amado, Gabriela Mistral e Emílio de Menezes.