Cotidiano

Empresários participam dos Encontros do Comércio, em Cascavel

Evento reuniu empresários e lideranças de Cascavel e outros cinco municípios da região oeste do Paraná

Na noite da última sexta-feira (30), foi realizado no auditório do Senac, em Cascavel, os Encontros do Comércio. Empresários de Cascavel, Toledo, Medianeira, Guaraniaçu, Foz do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques, que participaram dos programas de capacitação do setor promovidos pela Fecomércio PR e Sebrae/PR na região oeste do Paraná, reuniram-se para celebrar os resultados de 2018 e projetar perspectivas para o próximo ano.

A programação contou com uma palestra sobre Transformação Digital, com o especialista em inovação e empreendedorismo, Jorge Biff Netto. “A transformação digital não depende de um e-commerce ou de um aplicativo para uma loja. É possível utilizar a tecnologia para atrair e conversar com o cliente pelas redes sociais, promover engajamento e oferecer atendimento personalizado. E aí eu pergunto: será que vocês, empresários, estão se apropriando de todas essas alternativas para melhorar os seus negócios?”, questionou o palestrante. 

Além da palestra, o evento também apresentou uma novidade: facilitação poética de aprendizagem. O poeta e empreendedor Nuno Arcanjo, de Minas Gerais, levou aos participantes a poesia como metodologia de fixação dos conteúdos apresentados durante o evento.

Celebração

Por meio dos doze programas relacionados ao Varejo realizados no Paraná, a Fecomércio PR e o Sebrae/PR capacitaram, só em 2018, 1.240 empresas, com mais de 20 mil horas de consultorias.

“Tivemos empresários participando de diversos programas em diferentes cidades na região oeste. Todos conseguiram obter avanços nos seus negócios e implantaram mudanças importantes que refletirão em mais novos clientes, mais vendas e melhoria da gestão”, pontuou o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. 

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, aproveitou o momento para enaltecer a participação dos empresários. “Nos seis programas que realizamos na região tivemos 144 empresas participantes cujos gestores, mesmo num ano difícil, não desistiram de buscar melhorias e fizeram questão de se preparar para um 2019 muito melhor. Sabemos que agora, esses empresários estão mais preparados para colher bons frutos no próximo ano”, ressaltou.

Para 2019, alguns programas foram reestruturados, outros saíram do cronograma e novas capacitações entraram na agenda. Mudanças que, segundo o representante da Fecomércio PR, empresário Alci Rotta Júnior, vão impulsionar ainda mais o setor varejista no estado.

“Em treze anos de parceria com o Sebrae/PR, mais de 63 mil empresas efetuaram matrículas para seus gestores e colaboradores e capacitamos mais de 190 mil pessoas. Em 2019, com a reformulação e atualização dos programas, a expectativa é que consigamos beneficiar ainda mais o varejo no Paraná”, projetou Alci. 

Reconhecimento

Durante o evento, entidades e sindicatos patronais que foram parceiros do Sebrae/PR e Fecomércio PR durante o ano de 2018, foram reconhecidos pelos seus esforços. Sindicatos patronais do comércio, instituições financeiras, universidades, associações comerciais, câmaras da mulher e prefeituras somaram esforços para melhorar a performance de empresas do setor.

No Encontros do Comércio também foram reconhecidos empresários que se destacaram durante as capacitações. Geysa Barradas, proprietária de uma loja-fábrica de confecções em Cascavel, foi uma das homenageadas.

“É o terceiro ano que participo dos programas. Na minha empresa, desde a gestão até a organização do negócio e a forma com que lidamos com o nosso consumidor final mudaram. Fizemos, por exemplo, várias enquetes para entender o que o nosso cliente espera e alguns apontaram que mudanças que sugeriram foram percebidas na loja, então sentimos que estamos no caminho certo”, contou.

Em Cascavel, os Encontros do Comércio reuniram 180 participantes, a maior parte deles, empresários dos seis municípios da região. Até o fim do ano, o evento que já ocorreu em Curitiba, Pato Branco e Ponta Grossa, ocorrerá também em Londrina e Maringá, celebrando os resultados da parceria entre Fecomércio PR e Sebrae/PR em todas as regiões paranaenses.