Cotidiano

?Eles não aceitaram a derrota?, diz Lula em Ponta Porã

CAMPO GRANDE – Durante as sete horas em que esteve no assentamento Itamarati em Ponta Porã, a 326 quilômetros de Campo Grande (MS), na fronteira com o Paraguai, na quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não falou com a imprensa e num palco montado discursou para cerca de 500 pessoas, a maioria assentados. Falou pouco sobre a situação em Brasília, mas aproveitou para alfinetar o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB).

— Ele (Temer) tem currículo, tem todas as condições para ser presidente, mas tem que ser no voto. Perdi três eleições e não fiquei chorando. Depois ganhei uma, duas vezes e ganhamos pela terceira e quarta vez e eles não aceitaram a derrota — afirmou para o público, que em vários momentos gritou “fora Temer”.

Lula deveria chegar ao assentamento Itamarati por volta das 14h30 (horário MS), mas desembarcou em avião particular por volta das 10h e foi direto para o assentamento, onde ele colheu milho e repolho produzido pelos assentados, alimentou os porcos e conheceu o projeto de piscicultura.

O ex-presidente se emocionou ao reencontrar o jornalista Felix Nunes, que mora em Anastácio, a 150 quilômetros de Campo Grande e foi levado pelos familiares para se encontrar com o líder petista. Nunes, que está com 85 anos, foi assessor de imprensa no Sindicato dos Metalúrgicos em 1979. Os familiares mostraram a Lula alguns dos jornais da época, inclusive um em que foi publicado artigo em que ele falava sobre a situação política do país.

Por volta das 14h30 Lula participou de almoço com cerca de 300 assentados. No cardápio, churrasco, mandioca, feijão e arroz, tudo produzido no assentamento criado quando ele era presidente. O assentamento Itamarati foi criado com a compra da fazenda que pertencia ao ex-rei da soja Olacyr de Moraes. Tem cerca de 50 mil hectares, onde hoje vivem cerca de 18 mil pessoas.

A visita foi organizada pelos movimentos sociais, como o MST. Também participaram o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o líder do MST, João Pedro Stédile. Lula deixou Ponta Porão no final da tarde.