A semana dos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário – Univel começou com uma palestra da convidada especial, a professora Dra. Maristela Solda, ministrada pela professora Thais Damaris da Rocha Thomazini. O tema abordado na palestra foi “A educação no campo e as suas características”.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, o campo é um espaço onde é essencial a atuação de uma educação que agregue e que respeite as questões locais. “Os acadêmicos de Pedagogia tiveram uma palestra com a professora e doutoranda Maristela Solda, que possui experiência na educação do campo, movimentos sociais e pesquisa na área da educação rural. A convidada trabalhou com os alunos a respeito da concepção da educação no campo, a identidade dos estudantes e a importância da atuação do pedagogo nesses espaços”, ressalta Gislaine.

O momento foi de grande importância para os acadêmicos conhecerem de forma mais detalhada as diretrizes da educação rural, os projetos pedagógicos e educacionais, bem como os desafios que envolvem a educação no campo.

A convidada também respondeu as dúvidas sobre as diferenças entre a educação urbana e a do campo e os impactos da pandemia. “A professora abordou sobre as dificuldades vivenciadas pelas escolas do campo de modo geral, os desafios no que diz respeito à formação inicial e continuada de professores para atuar nessas escolas, e a importância de desconstruirmos a concepção de escola do campo enquanto atrasada e sem qualidade, e compreendermos essa modalidade de educação enquanto elemento de transformação social e valorização do saber popular”, conta a professora do curso de Pedagogia Thais Rocha Thomazini.

Por: Núcleo de Comunicação