Cotidiano

Educação Infantil: “desafios que nascem todos os dias”

Em Cascavel, são 55 Cmeis que atendem cerca de 6,5 mil crianças.

Educação Infantil: “desafios que nascem todos os dias”

Como fazer para atender a demanda que ganha, em média “500 novos clientes” todos os meses? Esse é o desafio permanente da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel quando o assunto é Educação Infantil e vagas nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Para 2022, com 100% do atendimento presencial restabelecidos, o “quebra-cabeça” continua complicado.

O ano de 2021 começou com Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas municipais trabalhando de forma remota devido a pandemia da Covid-19. Apenas em abril, foram iniciadas atividades presenciais em dois Cmeis e na escola do Conjunto Riviera, seguindo todos os protocolos de segurança, o que foi ampliado gradativamente para outras unidades.

Depois das atividades retomadas, foi necessária uma nova suspensão, antes das férias de julho, em decorrência do agravamento da Covid-19. Após o tradicional recesso escolar do meio do ano, todas as unidades voltaram a atender presencialmente, exceto os berçários.

Em Cascavel, são 55 Cmeis que atendem cerca de 6,5 mil crianças.

 

Matrículas

Para o ano letivo de 2022, o processo de matrículas foi iniciado já no começo de novembro. O processo “automático” para alunos que já estão integrados à rede municipal vem acontecendo desde o início deste mês, de acordo com a faixa etária das crianças.

Para matricular um aluno em um Cmei é necessário que, em primeiro lugar, pais ou responsáveis façam a inscrição da criança no Cadun (Cadastro Único para Vagas em Cmeis), na própria Secretaria de Educação. Atualmente o trabalho do Cadun está concentrado na chamada das crianças já cadastradas e que foram contempladas com vaga para 2022, conforme a ordem da lista de espera que até ontem (23), tinha 2.954 crianças.

De acordo com a Secretaria de Educação, dentro da rotatividade natural das turmas, uma vez que ano a ano as crianças vão crescendo e avançando na rede, para 2022, 2.136 novas crianças que estavam na lista de espera já garantiram o início da sua jornada educacional, ingressando na rede pública municipal. E o trabalho da equipe do Cadun continua contatando as famílias cadastradas assim que uma nova vaga é viabilizada.

Informações sobre o Cadun podem ser obtidas também pelo telefone 4001-2861. Novos cadastros podem ser agendados a partir de 7 de fevereiro.

 

Demanda sempre crescente

Apesar da reorganização e rotatividade das turmas, a rede pública municipal tem limitação de estrutura física e de pessoal para atender as crianças nos Cmeis. Segundo a secretaria, é possível afirmar que com toda situação gerada pela pandemia, a procura por vagas no Ensino Fundamental aumentou, porém, na Educação Infantil, “que tem uma demanda sempre muito grande, a mudança não é tão aparente em relação aos anos anteriores”.

Além da entrega da construção do Cmei Professora Nair Pandolfo Zaffari, no 14 de Novembro, e a revitalização do Cmei Arco-Íris, no Canceli, a Prefeitura de Cascavel já trabalha na construção de duas novas unidades, uma no Maria Luiz e outro no Universitário, além do primeiro Cmei da área rural, em construção no Distrito de Rio do Salto, garantindo ampliação da estrutura física da Educação Infantil.

 

Calendário

O calendário escolar para 2022 ainda está sendo finalizado e oficializado, porém, o retorno presencial dos alunos já tem previsão para acontecer entre os dias 2 e 7 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação, está finalizando os ajustes para divulgação as datas definitivas.

Entre os ajustes, a Secretaria trabalha com o chamamento de concurso para completar o quadro para viabilizar o retorno presencial de todos os alunos da rede, incluindo o atendimento nos berçários.

 

 

Cmeis participarão do Contador de Histórias 2021

Todo mundo se encanta com uma bela história, principalmente as crianças, que mergulham no mundo da imaginação. Agora quando uma criança, na primeira infância, é o narrador, não tem grandalhão que se aguente e que não volte a ser criança também.

Com o objetivo principal de promover o incentivo à leitura aos pequenos, e de forma indireta fazer a família e a comunidade despertar encanto e orgulho, acontece de hoje (24) a sexta-feira (26) o Contador de Histórias 2021. Desta vez exclusivamente com os alunos do Infantil II ao Infantil IV, dos Centros Municipais de Educação de Cascavel.

As apresentações acontecerão de forma presencial, no anfiteatro Emir Sfair, a partir das 19h30, e serão transmitidas de forma online, ao vivo, pelo Canal do Youtube da Semed. Serão 26 apresentações, que contemplarão contos, fábulas e poemas, com a participação de alunos previamente inscritos pelos Cmeis.

 

Fonte/Fotos Secom

Colaboração – Jessica Milena