Cotidiano

Diretores de escolas participam de curso de educação ambiental na administração pública de Foz

Programa é ministrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e aborda também a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Diretores de escolas participam de curso de educação ambiental na administração pública de Foz

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início, na manhã desta segunda-feira (09), a mais um curso de educação ambiental na administração pública – Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Participam do curso, que terá três módulos, diretores e coordenadores pedagógicos das 50 escolas da rede municipal. O encontro de hoje foi no Centro de Educação Ambiental do Iguaçu – CEAI, anexo ao Bosque Guarani.

O objetivo, conforme explicou a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, Roseli Barquez, é promover, por meio de formação continuada, ações correlatas ao Programa Cidades Sustentáveis na rede municipal de ensino, bem como socializar e fortalecer as ações municipais relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas e do Programa Municipal de Educação Ambiental.

O primeiro módulo começou com uma dinâmica de apresentação entre os participantes, em seguida foi abordada a jornada de 18 dias de sensibilização interna para agenda 2030 e seus ODS, iniciada a partir do curso. Na jornada, os participantes conhecerão o histórico das ações municipais em relação ao Programa Cidades Sustentáveis e sobre cada um dos 17 ODS e suas metas, além das ações, dos projetos e programas municipais relacionados.

“Durante a jornada, os representantes da rede municipal poderão contribuir para a construção de um banco de boas práticas socioambientais”, explicou Roseli.

Em seguida, os professores e professoras participaram de uma atividade em grupos sobre o Programa Municipal de Gestão de Resíduos, a importância da participação das unidades escolares na separação e destinação dos seus resíduos, bem como do seu papel junto à comunidade escolar para a orientação e informação da comunidade.

Todos os materiais coletados nas escolas (vidros, papéis, plásticos e metais) são destinados às unidades de valorização de recicláveis (UVR) operadas por catadores organizados em cooperativas. A venda dos resíduos possibilita a renda desses trabalhadores e trabalhadoras, bem como a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

Para entender melhor sobre a separação e destinação dos materiais, no dia 3 de junho haverá visita a uma UVR, como parte da programação do curso. A proposta é promover formação continuada para representantes das unidades de ensino, que são pontos focais do Programa de Educação Ambiental na Administração Pública, em consonância com o Programa Cidade Sustentável – Agenda 2030 e seus ODS, Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a Política Municipal de Educação Ambiental.

Assessoria