Cotidiano

Cultivo de frutas traz renda extra a pequenos produtores da região

Para muitos produtores a atividade é uma forma de garantir renda extra

Cascavel – A fruticultura está distribuída em 28 municípios da região Oeste e se caracteriza em pequenos pomares preenchidos por uma variedade de espécies. Apesar de a uva ser o carro-chefe, a banana, a acerola, o morango e as inúmeras opções cítricas ganham espaço nas propriedades.

Os pomares caseiros são vistos por muitas famílias como uma forma de garantir renda extra. Segundo dados do Emater, a produção em 2014 foi de 17 mil toneladas e teve acréscimo de 5% comparado ao total de frutas colhidas em 2013 que chegou a 16.150 toneladas.

“As política públicas abrem portas para a fruticultura da região e, a partir disso, o produtor mais eficiente começa a conhecer melhor determinada espécie e investe um pouco mais em diferentes mercados”, comenta o coordenador regional de olericultura e fruticultura do Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná, Élcio Pavan.

Somando os municípios do Oeste, são duas mil propriedades com algum tipo de pomar comercial. As frutas cítricas distribuídas nessas áreas são as mais representativas em termos de volume.

A queda nas temperaturas, por enquanto, não traz preocupação para a fruticultura. Apesar dos riscos que algumas culturas sofrem com o tempo frio, determinadas espécies frutíferas são favorecidas.

O Emater oferece todo o suporte técnico demandado pelas atividades. Produtores participam de reuniões técnicas, treinamentos e também recebem visita pelo Dia de Campo.

(Com informações de Romulo Grigoli)