VARIEDADES

Corpus Christi é oportunidade para visitar as novas exposições dos museus paranaenses

15 de junho de 2022 às 12:15
Publicidade

O recesso prolongado de Corpus Christi é uma oportunidade perfeita para conhecer as novas exposições que foram inauguradas nos últimos meses nos museus do Estado concentrados na capital paranaense. Ao todo são seis mostras inéditas que, além das que vinham em exibição, ajudam a esquentar o que prometem ser dias frios antes do inverno em Curitiba – as mínimas vão ficar entre 9°C e 10°C.

O final de semana ainda se encerra com a Orquestra Sinfônica do Paraná, que se apresenta no domingo (19), às 10h30, no Guairão. O maestro convidado Roberto Tibiriçá irá reger o “Concerto para Violino”, de Johannes Brahms, e “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov. O solo do violino será executado pelo músico curitibano Winston Ramalho.

Novas exposições em exibição nos museus:

MUPA: “Necrobrasiliana”

Com curadoria de Moacir dos Anjos, a exposição apresenta um conjunto de obras de artistas brasileiros contemporâneos que reinterpretam e reinventam o acervo documental – visual e escrito – denominado Brasiliana. Produzidos entre os séculos XVI e XIX, por artistas e outras personalidades como Albert Eckout, Jean-Baptiste Debret, Johan Moritz Rugendas, entre outros, tais documentos históricos trazem muitas vezes imagens da violência colonial praticada com as populações indígenas e negras.

MUPA: “Nosso Estado: vento e/em movimento”

A proposta é levar ao público os depoimentos de imigrantes, de seus descendentes e representantes ou membros das comunidades tradicionais. Todos foram gravados durante seis meses de trabalho de campo em Curitiba, Ponta Grossa e no litoral paranaense por um grupo multidisciplinar, formado por cineastas, jornalistas e pesquisadores acadêmicos, em conjunto com a equipe do museu. Ao longo das gravações, a equipe posicionou as pessoas entrevistadas como protagonistas nos relatos de suas próprias histórias de vida.

MCAA: “Maria Bueno e tantas outras”

A mostra “Maria Bueno e tantas outras” propõe um diálogo entre o retrato que o próprio Andersen pintou de Maria Bueno com apropriações de seis artistas curitibanos. Os artistas convidados para produzir obras que remetem Maria Bueno foram André Malinski (in memoriam), Claudia Lara, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Rafael Codognoto e Emerson Persona, que também assina a curadoria da exibição.

MIS: “Expressões da Casa da Liberdade”

Mostra dupla: “Dignidade” e “Brazilian Way of Life”. Reúne o olhar de Mario Alfredo Weiss e Marcelo Weiss, respectivamente filho e bisneto de Leopoldo Ignácio Weiss e Ezolina Ezaura Carneiro Weiss, o casal que construiu o Palácio da Liberdade, primeira sede do Governo do Paraná e que hoje abriga o MIS.

MAC: “Insólitos”

Com a curadoria de Pollyanna Quintella, a exposição aborda o incomum, o anormal, o que não é habitual, o infrequente e o raro na visão de cinco artistas convidados. Estarão na exposição importantes obras históricas produzidas nos anos 1960 e 1970 e que fazem parte do acervo do MAC Paraná. Artes que trazem produções revolucionárias e um grande papel de experimentação no campo artístico em uma época de luta sociopolítica.

MON: “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”

Reúne 166 obras em diversos suportes: pinturas, desenhos, fotos, esculturas e instalação do multiartista catarinense Juarez Machado. Ele tem sua história ligada a Curitiba, para onde se mudou no início dos anos 1960 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Confira abaixo os horários:

Museus feriado prolongado de Corpus Christi

Serviço:

MON e MAC – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

MUPA – Rua Kellers, 289 – São Francisco – Curitiba

MCAA – Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitiba

MIS-PR – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

MEX – Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – Alto da XV – Curitiba

O MAC funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer

AEN

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE