Cotidiano

Copel promove mutirão de limpeza nas redes elétricas

O objetivo é evitar desligamentos de energia no período mais chuvoso do ano

Copel promove mutirão de limpeza nas redes elétricas

A Copel promove neste sábado (29) um extenso trabalho de manutenção preventiva nas redes elétricas com o objetivo de evitar desligamentos de energia no período mais chuvoso do ano.

Esta será a segunda edição da operação Rede Limpa, que contará com o envolvimento de 1,6 mil trabalhadores em 98 municípios de todo o Paraná. Em 2019 o trabalho contribuiu para que a distribuidora atingisse os melhores indicadores de qualidade de sua história.

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá principalmente pelo contato de galhos de árvores durante os temporais. Com a umidade também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes como as pipas. Esses objetos podem não causar interferência quando estão secos, mas com tempo chuvoso são maiores as chances de causarem curto-circuito na rede e, consequentemente, a interrupção do abastecimento de energia.

Em 2019, a Copel registrou 5.248 interrupções momentâneas causadas por esse tipo de ocorrência.

O superintendente de Serviços Operacionais da Copel, Marcelo Gonçalves, explica que o mutirão deste sábado visa minimizar o risco de falta de energia: “A programação dá um reforço àquele trabalho que desenvolvemos no dia a dia, reafirmando nosso compromisso com a qualidade da energia e a satisfação dos nossos clientes”, diz.

O serviço de distribuição de energia elétrica no Brasil é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que acompanha os indicadores de qualidade relativos à duração dos desligamentos (DEC) e à frequência em que essas interrupções acontecem (FEC). Em ambos os indicadores, a Copel vem registrando reduções nos últimos anos. Em 2019, a melhora foi de 12% da duração dos desligamentos e de 3% na frequência das ocorrências, na comparação com os resultados obtidos no ano anterior.

De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, a conquista se deve a uma combinação de investimentos e boa gestão da malha operada, que em janeiro deste ano alcançou 200 mil quilômetros de extensão – o que seria suficiente para dar cinco voltas no planeta Terra. “Na ação deste sábado, que a gente chama de ‘Dia D’, vamos deixar nossa rede preparada para o período úmido, com segurança e atenção à sustentabilidade”, diz a superintendente.

A fim de incentivar o plantio de árvores adequadas à convivência com a rede elétrica no espaço urbano, no mesmo dia a Copel terá mudas de árvores para doação em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão ainda inspeção das redes, pequenos reparos, poda de galhos de árvores próximos dos fios e manutenção preventiva de subestações.

Fonte: Agência Estadual de Notícias