Variedades

Como fazer higienização de camas

Em vez de utilizar produtos químicos, aplique soluções naturais

O ser humano passa um terço da sua vida dormindo. Essa atividade é essencial para renovação das energias e para o bom funcionamento do organismo. Uma noite mal dormida pode acarretar vários problemas a curto, médio e longo prazo. A limpeza do colchão e da cama, nesse sentido, é um item muito importante para diminuir o risco de vários problemas de saúde. Com o tempo, a transpiração e as células mortas do corpo passam a se acumular e as chances de proliferação de ácaros e bactérias é ainda maior.

Se não bastasse esse fator, o lugar mais sagrado para muitas pessoas – a cama -, pode ficar com mau cheiro. Por todos esses motivos, é essencial higienizar o local onde você dorme com frequência. Existem vários métodos para essa limpeza, desde os mais naturais até a utilização de equipamentos próprios para esse fim, como o aspirador. Com essas medidas, com certeza você terá um sono de maior qualidade.

Para conservar o colchão e a cama box ou comum, a roupa de cama precisa ser trocada pelo menos uma vez por semana. Para afastar os microorganismos, a dica é deixar o quarto bem arejado, com janelas e portas abertas. Em dias mais ensolarados, você ainda pode deixar o colchão exposto aos raios solares. Como forma de evitar o desgaste e o acúmulo de sujeira, a indicação é trocar o colchão de posição a cada três meses.

Os vaporizadores também podem ser usados para a higienização da cama. Esses equipamentos possuem um reservatório de água e funcionam a altas temperaturas, desinfetando a área aplicada. Depois de colocar a água no reservatório, ajuste a temperatura que será usada e passe o vaporizador em um movimento lento de vai e vem. Esse método fará com que o vapor penetre no colchão mas não o encharque. Depois, deixe o colchão em um local arejado para que ele seque completamente.

Métodos naturais

Quando for limpar a cama ou colchão, não utilize produtos químicos. Eles podem manchar o tecido e deixar um odor desagradável na hora de dormir. Ao invés disso, use uma combinação de produtos naturais para a higienização. Abaixo, elencamos algumas das receitas naturais mais comuns.

A primeira delas é feita com 1 copo de álcool, 3 copos de vinagre e uma colher de bicarbonato de sódio. O modo de preparação é simples: misture esses ingredientes em uma bacia limpa. Depois, aplique a solução com uma escova, toalha ou pano seco nas áreas mais sujas e com manchas. Para secar a cama, deixe o quarto arejado; já no caso do colchão, o ideal é deixá-lo ao sol. Se não for possível, você pode secá-lo com secador de cabelo.

Outra forma de higienizar a cama é com bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Polvilhe o bicarbonato na cama e no colchão e deixe-o agir durante 30 minutos. Ele irá limpar, tirar as manchas e afastar microorganismos. Para retirar, use o aspirador. É uma forma simples mas eficaz de limpar a sua cama.

Por último, outra receita para limpar de forma natural a cama é feita com água oxigenada 10 volumes, escova macia ou esponja, toalha de rosto ou um pano limpo e uma vasilha com um pouco de água. Para realizar a limpeza, primeiro aplique a água oxigenada nos pontos onde houver manchas ou marcas de sujeira. Depois, use uma esponja ou uma escova macia embebida em água para tirar a água oxigenada. Depois, passe um pano seco ou uma toalha para eliminar o excesso de umidade. Para secar, deixe no sol, use um ventilador ou secador de cabelo.

Com todas essas dicas, você será capaz de retirar a sujeira de forma mais eficiente, além de evitar a proliferação de microorganismos. O resultado será uma noite de sono muito mais prazerosa e satisfatória, para renovar as energias para o dia seguinte.