Policial

Comércio seguro no fim de ano

A partir da próxima semana o comércio cascavelense entra de vez no clima natalino e começa a atender em horário especial para as compras de fim de ano. Com isso, o movimento aumenta, inclusive à noite. Para garantir a segurança de consumidores e lojistas, a Polícia Militar traçou as estratégias do policiamento durante o período.

O reforço na segurança será feito com realocação de equipes e empenho de equipes extras. Haverá policiamento durante o dia e patrulha reforçada nos horários de pico, que, segundo a polícia, começa no meio da tarde e vai até o fechamento das lojas.

Segundo o capitão Divonzir Santos, o foco da polícia será coibir furtos e roubos que podem ser facilitados pelo fluxo intenso de pessoas comprando, vendendo ou apenas de passagem. “Nessas épocas, o aumento da circulação de pessoas, bens e principalmente de dinheiro é muito grande, então esse reforço é para garantir a segurança do cidadão que estará passeando ou fazendo suas compras de Natal. As ações visam coibir qualquer situação de risco para que as pessoas possam circular mais tranquilas”.

Entre as ações de seguranças desenvolvidas pela polícia está patrulhamento, abordagens, bloqueio do trânsito e policiamento inteligente com policiais disfarçados ou à paisana circulando pelos locais. Serão usados carros, motos, cavalaria e policiamento a pé.

A coordenação das ações de segurança é toda da PM, mas a força-tarefa inclui Polícia Civil, Guarda Municipal e BPFron.

Reforço nos bairros

De acordo com a PM, o reforço na segurança do comércio de Cascavel será estendido às regiões periféricas da cidade. Nas ações de policiamento estão incluídos reforços na segurança das zonas norte e sul e centros comerciais.

Segundo o capitão Divonzir Santos, todo eixo onde houver comércio ativo na cidade receberá policiamento reforçado durante o horário do atendimento.

Horário especial

Segundo a convenção coletiva da Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região), a partir do dia 5 de dezembro as lojas atenderão das 9h até as 20h de segunda a sexta-feira e das 9h até as 18h no sábado. A partir do dia 14 o atendimento será estendido até as 22h de segunda a sexta e até as 20h aos sábados.

Apesar de ajudar nas vendas, o horário estendido é motivo de preocupação para quem trabalho no comércio. “A noite é considerado um período crítico para nós. Já tivemos casos de clientes assaltados na saída da loja e outros casos nas proximidades que a gente fica sabendo. Por isso apoiamos totalmente essa iniciativa da polícia”, afirma o gerente de loja Alencar Campos.

Mais informações

A Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) considera que ter segurança é fundamental nesta época em que mais pessoas saem de casa especialmente à noite para comprar e ver a cidade decorada. Por isso, fará o encontro empresarial semanal com o tema Segurança no Comércio no fim de ano nesta quinta-feira (29), às 18h30, na Sala Paraná. Na ocasião, a Polícia Militar vai detalhar o esquema de segurança na cidade.