Opinião

Coluna OAB: emoção e saudosismo, recepção aos iniciantes e trânsito

Coluna OAB: emoção e saudosismo, recepção aos iniciantes e trânsito

Emoção e saudosismo

Mais uma etapa de homenagens foi promovida na última sexta (9) em homenagem aos 47 anos da OAB-Cascavel. Foram entregues láureas e flores a Selvino Bigolin, João Domingos Tonello, Neri Luiz Simon, Petronius Brasil Luconi, Lyslaine Cruz de Moura Reijrink, Cinara Stock dos Santos, Gerci Libero da Silva, Ana Maria Kondrat da Silva e José Renacir Marcondes. Também foram homenageados postumamente Antônio Pereira Tomé, Alcides Pereira, Altamiro José dos Santos, Carlos Antônio Studzinski, Ronaldo da Fonseca, Marcelo Manoel, Augusto Luiz Filipini e Thiago José Renacir Marcondes.

 

Superendividamento

Integrantes da Comissão de Direito ao Consumidor da OAB-Cascavel se reuniram com a Diretoria da Subseção para a discussão de uma série de pautas. Entre elas, a Lei 14.181/21, aprovada no início de julho, sobre o superendividamento da população. A nova legislação aumenta a proteção de quem tem muitas dívidas e não consegue pagá-las e cria alguns instrumentos para conter abusos na oferta de crédito.

 

“Consulte um Advogado”

Além disso, a Comissão tratou da retomada da campanha de valorização da advocacia, que será realizada durante o mês de agosto com o tema “Consulte um Advogado”. “Tudo isso, principalmente, em razão da indignação da classe, quando se trata de empresas que cometem fraudes contra consumidores, inclusive prometem reduzir dívidas, incorrendo em crime de estelionato e fraude”, destaca a advogada Daiane Bertol, presidente da Comissão.

 

Correição

Nos dias 20, 21, 22 e 23 de julho, a corregedora regional do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 9ª Região, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, realizará Correição Ordinária no Fórum Trabalhista de Cascavel, observando o disposto na Portaria Corregedoria nº 33/2020, e estará à disposição para atendimentos no dia 20, das 10h às 10h30, de forma telepresencial ou mista.

 

Recepção aos iniciantes

A CAI (Comissão da Advocacia Iniciante), comandada pela advogada Amanda Kern, promoveu uma recepção aos colegas iniciantes, oportunidade em que a Diretoria da OAB fez uma apresentação da Sede e falou sobre a missão, as atribuições, os desafios e os trabalhos realizados pelas comissões, com objetivo de integrar este grupo à “Família OAB”.

 

Pratas da Casa

O Projeto “Pratas da Casa”, que incentiva e dá visibilidade a advogados autores de livros ou teses e dissertações científicas, ganhará impulso durante agosto, o Mês dos Advogados. Autores de materiais científicos serão entrevistados pela TV OAB-Cascavel, com ampla divulgação de seus trabalhos pelas plataformas de comunicação digitais da Subseção. Os trabalhos também serão premiados e estarão em exposição na Sede da Subseção.

 

Trânsito

A OAB-Cascavel está criando mais uma Comissão, a 31ª em funcionamento na Subseção: a de Trânsito. Advogados e advogadas interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (45) 99102-6109.