Política

Coluna Esplanada: reforço no caixa e Banlek

Coluna Esplanada: reforço no caixa e Banlek

Que se virem

A Câmara de Vereadores do Recife desdenha da falta de condições para realização de matrículas on-line da rede municipal de ensino por crianças e adolescentes que não têm computador ou aparelho de celular. É que os vereadores estão licitando, com dinheiro público, claro, a compra de smartphones de última geração para os 39 edis.

 

Reforço no caixa

Avança também no Distrito Federal a implementação da sua própria loteria instantânea. O GDF faz consultas públicas enquanto prepara o edital.

 

Testamentos

A pandemia mexeu muito com o planejamento sucessório. No 15º Ofício de Notas da capital, maior cartório de notas do Estado do Rio de Janeiro, o número de testamentos registrados no primeiro semestre deste ano aumentou 64% em relação ao de 2020.

 

Precavidos

“Até pessoas mais jovens têm nos procurado com o objetivo de garantir o futuro dos que amam”, diz Michelle Novaes, substituta legal do cartório.

 

Abandonados

Por falar no Recife, uma cidade histórica, é vexaminoso o cenário para turistas e até a população o que veem nas ruas do centro antigo. Moradores de rua dormindo em fila nas calçadas, e até dentro de estações de ônibus, por causa do frio.

 

MERCADO

Num clique

Criada há pouco mais de um ano, a Banlek já tem 11 mil clientes e é considerada a Uber dos fotógrafos, com faturamento de quase R$ 1 milhão. A plataforma disponibiliza fotógrafos em poucos minutos, cadastrados no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Santa Catarina, em sua maioria cobrindo desportos ao ar livre.

 

Num clique 2

O plano é expandir para outros setores – o próximo será o imobiliário – sobretudo onde lazer e turismo são fortes. Para os investidores, o avanço da vacinação contra a covid-19 tem injetado ânimo no mercado e vai aumentar exponencialmente a demanda.

 

Ainda os Jogos

As nações que mais apoiam que os Jogos Olímpicos aconteçam são a Turquia (71%), Arábia Saudita (66%) e Rússia (61%). Por outro lado, Coreia do Sul (14%) e a Argentina (31%) apresentam os menores percentuais de suporte à realização do evento esportivo. Dados são da pesquisa global Ipsos.

 

Má surpresa

Uma grande e má surpresa dessa pesquisa internacional foi a sondagem feita entre os japoneses, anfitriões dos Jogos este ano. Apenas 22% concordam com a realização da Olimpíada este ano, em meio à pandemia da covid-19.

 

 

ESPLANADEIRA

# Startup Pegaki lança podcast PUDO Brasil com entrevistas semanais no Spotify. # VIVO amplia cobertura de rede de fibra ótica para mais 10 cidades do Brasil. # Espetáculo “Pretas Por Ter”,  encenado pela Cia Baiana de Risos, acontece dia 17, pelo canal do Youtube Ronaldo Damas Produções. # Prêmio Marco Maciel está com inscrições abertas até dia 31. # BMJ Academy lança curso de atualização nos processos legislativos. # DHL Supply Chain apoia centros de tratamento contra covid-19 em São Paulo. # Petrobras Conexões para Inovação, em parceria com PUC-Rio, está com inscrições abertas até dia 30. # Morreu vítima de covid-19 o renomado jornalista Hélio Fraga. # Inauguração da Biblioteca São Tomás Aquino, em Brasília, acontece amanhã, pelo @biblioteca_sta.