Política

Coluna Esplanada do dia 28 de novembro de 2018

Natal do Lula

Lula da Silva terá muita solidariedade (a distância) no solitário primeiro Natal que o espera na cadeia. Diretórios regionais do PT vão lançar no sábado a campanha “Natal com Lula”. Na Vigília Lula Livre, em Curitiba, e no Largo do Machado, no Rio de Janeiro, haverá barraquinhas para recolher cartões de mensagens escritas por fãs e eleitores do ex-presidente. As mensagens serão selecionadas pelo Instituto Lula e enviadas a ele na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Couraça

O delegado federal Fabiano Bordignon, o futuro chefe do Setor Penitenciário Nacional, é couro duro no combate ao crime organizado e contrabando na tríplice fronteira.

Suprapartidário

O novo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, é consultor legislativo de carreira da Câmara. Foi interventor da então presidente Dilma Rousseff no famigerado Dnit e atualmente atende o ministro Moreira Franco no Palácio do Planalto.

Show do milhão

No apagar das luzes do atual governo, o Serpro vai investir R$ 144 milhões num contrato sem licitação com a IBM. A negociação com a gigante americana envolve série de serviços de contrato “guarda-chuva”. O problema é que algumas empresas brasileiras contratadas sob licitação e com acordo vigente vêm sendo chamadas pela presidente do órgão, Maria da Glória Guimarães, com sugestão de entregar os contratos.

Plataforma$

A presidente do Serpro afirma nos corredores que haverá redução de custos na contratação da IBM por substituir numerosos produtos. Mas especialistas internos apontam que haverá significativo aumento dos custos na migração entre plataformas.

Roda o drive

Segundo a assessoria do Serpro, a IBM “é a única fornecedora de produtos e ferramentas de mainframe, plataforma que suporta a produção dos diversos serviços de governo”. O órgão ainda informou que “não há sobreposição de contratos” e resumiu que a diretora não trata deste assunto.

Muito apetite

Após emplacar dois ministros no futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL) – o da Agricultura e da Saúde -, o grupo político do Mato Grosso do Sul quer manter um dos seus na iminente gestão: o superintendente da Sudeco, Marcos Derzi.

Ecléticos

Derzi tem o apoio suprapartidário: do senador Pedro Chaves, do ministro Carlos Marun, do governador Reinaldo Azambuja, e de seu padrinho, o ex-senador Delcidio do Amaral. O futuro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, é pressionado.

Naufrágio…

Sem perspectiva para novos contratos, e com a indústria naval à deriva há vários anos, a SBM Offshore fechou o estaleiro Brasa, em Niterói (RJ). Segundo o Sinaval, sindicato nacional que representa os estaleiros instalados no Brasil, esse movimento é apenas o começo da derrocada da indústria naval brasileira.

… na Guanabara

“Esperamos ser ouvidos pela equipe de transição do novo governo para discutirmos o futuro da indústria brasileira”, declarou Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval.

Safra pop

A guerra entre credenciadoras de máquinas de cartão está acirrada. A Safrapay – que só atendia a clientes com faturamento acima de R$ 1 milhão – entrou pesado no jogo para se consolidar como uma das quatro maiores do Brasil. Agora oferece suas maquininhas de graça para pessoas físicas e jurídicas, independentemente do faturamento.