Política

Coluna Esplanada: 329 mil mandados, combate ao crime e Cadê os professores?

Coluna Esplanada: 329 mil mandados, combate ao crime e Cadê os professores?

329 mil mandados

O foco, hoje, está nos mandados de prisão determinados pelo STF contra dois bolsonaristas considerados foragidos. Mas o problema é muito maior Brasil adentro. Até ontem, o Banco Nacional de Mandados de Prisão, do Conselho Nacional de Justiça, registrava mais de 329 mil mandados em aberto. Desse total, 22.649 são de foragidos e 307.042 de procurados. O líder caminhoneiro Zé Trovão e o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio são apenas dois nessa lista.

 

Opção

Até ontem à noite, Eustáquio e Trovão, que estavam juntos em Guadalajara, no México, estudavam pedir asilo político em alguma embaixada na capital do país. Eles são alvos de pedido de prisão na PF pelo ministro Alexandre de Moraes.

 

Assanhados

O Ministério da Saúde mantém na portaria uma caixa com preservativos de brinde. Quem vê o vaivém por horas ali diz que os mais interessados são motoboys e prefeitos.

 

Radiografia da pista

A Polícia Rodoviária Federal colocou na estrada 14 mil policiais no combate ao crime de roubo de cargas, de tráfico de drogas e para fiscalização do tráfego neste feriadão. De sábado a ontem, foram apreendidos 240% a mais de maconha em relação ao feriadão do ano passado. E os acidentes graves reduziram 5%, informa a assessoria.

 

Cadê os professores?

O  Governo do Rio Grande do Sul recebeu há dias a notificação do MP estadual sobre inquérito que averigua suposto descumprimento da lei que obriga ensino da língua espanhola na grade de ensino. E prometeu se manifestar em breve. A denúncia é da deputada estadual Juliana Brizola.

 

Coldre e batom

A decisão de implementar a Diretoria da Mulher na estrutura sindical rendeu o primeiro resultado para a Federação Nacional dos Policiais Federais. A entidade é finalista do Prêmio Marco Maciel 2021 na categoria “Protagonismo Feminino”.

 

Patriotismo

Seja 7 de Setembro ou qualquer outro dia do ano: não tenha medo de hastear a Bandeira do Brasil em casa, na sua empresa, ou fixá-la no seu veículo; não titubeie em vestir a camisa com as cores da Bandeira. Isso se chama Patriotismo, não bolsonarismo. Você não precisa ser eleitor do Bolsonaro para ser Patriota.

 

MERCADO

Goleman no Brasil

“O novo líder em seus diversos aspectos” é o tema do 8º Fórum de Liberdade e Democracia, do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo, que acontece dia 17 (quinta-feira). Participam nomes como o ex-presidente Michel Temer, o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe e Daniel Goleman, considerado pelo The Wall Street Journal como um dos dez pensadores de negócios mais influentes da atualidade.

 

Povo no caixa

Veja como o mercado está reaquecendo depois das restrições anti-covid-19 do ano passado: o Banco24Horas, dos caixas nas ruas, registrou um volume médio mensal de 11 milhões de transações financeiras sem cartão, no primeiro semestre de 2021.

 

Cautela… 

A população brasileira foca no longo prazo para a recuperação econômica do País no pós-pandemia. É o que aponta a pesquisa Global Views On Local Economic Recovery From Covid-19, realizada pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial com entrevistados de 29 nações – o Brasil, incluso.

 

…nos projetos

Aqui, 76% dos entrevistados acreditam que tardará ao menos dois anos para o total reestabelecimento da economia; 37% apostam no período entre dois e três anos; e 39% são ainda mais cautelosos, apostando em mais de três anos.