Esportes

Coluna Conexão Esporte: ditado certeiro

Coluna Conexão Esporte: ditado certeiro

Não é a toa que os ditados populares existem. E, se existe um ditado, é porque as situações já aconteceram diversas vezes. No mundo da bola, um dos mais tradicionais é “só termina quando o juiz apita”.

E o FC Cascavel está fazendo valer o ditado. Nas últimas duas partidas pelo Campeonato Paranaense, garantiu pontos importantes com gols nos minutos finais dos jogos. Foi assim no empate com o Cascavel Clube Recreativo e na vitória do último domingo diante do Athletico.

De quebra, o time garantiu a liderança, com mais jogos realizados que a maioria das equipes, e já tem pontos suficientes para entrar na fase do mata-mata.

Esses dois últimos jogos serviram de parâmetro para duas análises. A primeira é o poder de reação da equipe, que conseguiu reverter placares adversos. A segunda é que a equipe mostra que está bem de vontade e de preparo físico para seguir buscando até o último minuto de jogo, fator importantíssimo para quem está pensando em ir mais longe nas três competições que tem no calendário da temporada.

Com alguns pequenos ajustes táticos, dentro do revezamento de jogadores proposto pelo comando técnico, a equipe tende a ter um pouco mais de tranquilidade nos próximos jogos. Na minha opinião, é necessário um ajuste no lado direito da defesa e no setor mais avançado. No mais, o time segue no caminho certo.

 

Vaga

Duelo interessante na Copa do Brasil envolvendo dois times paranaenses. No sábado, pelo Estadual, o Operário levou a melhor sobre o Coritiba. Hoje, pela competição nacional, só a vitória interessa. Por conta das restrições na capital do Estado, a partida vai acontecer em Joinville. Será o segundo duelo entre paranaenses na competição deste ano. No primeiro, o Cianorte eliminou o Paraná Clube.

 

Mais três

O fim de semana serviu para derrubar técnicos. No Campeonato Paranaense, Marcos Soares não é mais o comandante o Maringá, após a derrota por 3 a 0 para o Azuriz. Jorge Castilho, que é funcionário fixo do clube, assume até que um novo técnico seja contratado. No cenário nacional, quem caiu foi Jair Ventura, no Sport Recife, após a goleada para o Ceará pela Copa do Nordeste. Por fim, Marcelo Cabo foi trocado por Jorginho, no Vasco.

 

Sem técnico

O Grêmio também está sem técnico. Pelo menos para o jogo desta semana pela Libertadores. Acontece que Renato Portaluppi apresentou sintomas da covid-19 e foi vetado pelo Departamento Médico para a viagem do time ao Equador. O auxiliar Alexandre Mendes comandará a equipe contra o Independiente del Valle, em Quito, amanhã, no primeiro jogo da terceira fase da competição.

 

São Paulo

Nem tudo foi negativo com a paralisação dos jogos do Campeonato Paulista. Muitas equipes estão conseguindo recuperar seus jogadores de lesão e tendo tempo de trabalhar com atletas recém-contratados. Um exemplo mais forte é o São Paulo. Hernan Crespo tem novas opções para todos os setores do campo. Foram contratados o zagueiro Miranda, o lateral-direito Orejuela, os meio-campistas William e Benítez e o atacante Eder.