Cotidiano

Coluna Bandeirada do dia 12 de outubro de 2018

Stock Car na campanha Outubro Rosa

Outubro é o mês de conscientização para a prevenção ao câncer de mama. Apoiadora do Outubro Rosa, a Stock Car desembarca em Londrina com uma semana de antecedência em suporte à terceira edição da Corrida e Caminhada Go Pink, domingo. A prova, que terá um percurso de quatro quilômetros às margens do Lago Igapó 2, é promovida pelo Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e pelo Movimento Outubro Rosa (MOR). Na Go Pink, a principal categoria do automobilismo brasileiro terá um carro da Eurofarma pintado de rosa em alusão à cor do mês de conscientização – e que será o “carro madrinha” da prova.

Caus Júnior fora do Turismo Nacional

O cascavelense Edoli Caus Júnior está fora da quinta etapa do Turismo Nacional, o Campeonato Brasileiro de Marcas 1.6, a ser disputada no próximo dia 27, em Cascavel. O piloto da Haishin Yakisoba iria competir em dupla com Marcelo Beux. Ele está fora da última etapa do Campeonato Metropolitano de Cascavel, que será disputada no dia 28, quando formaria dupla com o curitibano Guto Baldo, já se preparando para a Cascavel de Ouro, marcada para 18 de novembro.

Os médicos vetaram a participação de Caus nas duas provas e colocam em dúvida sua participação também na Cascavel de Ouro, tudo em função de um problema na coluna que o piloto sentiu em Londrina, no último dia 30, quando não pode disputar a etapa de encerramento do Campeonato Paranaense de Marcas. “Os médicos suspenderam qualquer atividade física e me proibiram de correr. O tratamento intenso começa nesta semana e só saberei se poderei disputar a Cascavel de Ouro lá pelo dia 10 de novembro, mas as chances não poucas”, diz Caus.

Caus informa que tem vários problemas na coluna. Os principais são ernia e protrusão de disco em várias vértebras. “O problema está no limite para exigir uma cirurgia. Vamos fazer o tratamento, na expectativa de que não seja necessária a cirurgia. Quero disputar a Cascavel de Ouro, mas não posso descuidar da saúde”, completa Edoli.

Farfus comenta novidades no DTM

O DTM volta à Hockenheim para a grande final da temporada 2018. Assim como a etapa de abertura, a décima rodada dupla do ano acontece no tradicional circuito alemão, de hoje a domingo e será palco não só da decisão do título, como também de anúncios sobre novidades para o futuro do DTM. A começar pela entrada da Aston Martin na categoria em 2019, formalizada ontem. A montadora britânica irá ingressar no campeonato, com o suporte da equipe R-Motorsport em parceria com a HWA AG, que tem larga experiência no DTM.

Único brasileiro no grid, o curitibano Augusto Farfus está em sua sétima temporada no DTM, tendo sido o melhor estreante em 2012 e vice-campeão em 2013, e acredita que o futuro é promissor para a categoria.

As disputas dentro da pista prometem ser intensas e emocionantes. Com 56 pontos em jogo na etapa, três pilotos têm chances matemáticas de serem campeões, mas a briga está polarizada entre Paul di Resta e Gary Paffett, ambos da Mercedes, com uma vantagem de apenas 4 pontos para o primeiro. Para Farfus, o objetivo é cumprir uma boa jornada para fechar o ano em alta.

Em um ano de altos e baixos, o curitibano teve como principais destaques sua volta ao pódio do DTM com o segundo lugar em Brands Hatch, além de um top-5 em Zandvoort. Ele ainda teve outros sete top-10 em nove rodadas duplas já realizadas. Recentemente, ele também comemorou a marca de 100 largadas no DTM.

“Tenho um bom retrospecto em Hockenheim, com vitória, pole position e pódio, e a etapa final é sempre especial, com um grande público e disputas emocionantes. Espero que a gente consiga em bom desempenho para fechar o ano da melhor forma possível”, disse Farfus.

Farfus Júnior quer fazer boas corridas em Hockenheim e encerrar a temporada em alta / Divulgação

Gastão Weigert

O veterano Gastão Weigert treina hoje no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, preparando-se para a Cascavel de Ouro. Ele irá disputar a prova formando dupla com Marcelo Campagnolo. A Cascavel de Ouro marcará a despedida de Gastão das pistas, depois de 50 anos competindo.

Aniversário

Dupla que é dupla festeja unida. Assim Caíto Carvalho e André Bragantini Júnior comemoram amanhã mais um ano de vida. No entanto, Caíto diz que é pelo menos uma década mais novo do que seu parceiro.

Copa Brasil

A 20ª Copa Brasil de Kart, que está sendo disputada no Kartódromo da RBC, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte, terá hoje as provas classificatórias de todas as categorias e amanhã as finais.