Temas eleitorais

A Câmara dos Deputados promove uma comissão geral na quarta-feira (9), com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso. O objetivo é debater duas propostas de emenda à Constituição em discussão na Câmara que tratam de temas eleitorais: a PEC que proíbe eleições próximas a feriados, e a PEC que prevê a adoção de urnas eletrônicas que permitam a impressão dos votos para possibilitar a auditagem das eleições.

 

Repasse

A Secretaria de Estado da Fazenda já repassou aos municípios paranaenses R$ 4,6 bilhões no acumulado de 2021 (janeiro a maio). Esse valor representa aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Só no mês de maio, foram transferidos aos cofres públicos das prefeituras aproximadamente R$ 714 milhões.

 

Repasse II

As transferências são parcelas das receitas estaduais que devem ser repassadas aos municípios. Dentre elas, destacam-se o ICMS, o IPVA, o Fpex (Fundo de Exportação) e os royalties do petróleo.

 

Polo tecnológico

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou a formação do polo tecnológico e de inovação de Cornélio Procópio com a forte participação da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) no Município. A universidade, segundo ele, acertou ao apoiar o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade, que atua na formação e na qualificação profissional, com a prospecção de novos negócios para a incubadora de inovações e para o hotel tecnológico da UTFPR.

 

Decadência

Quase metade – 30 de 69 – das universidades federais alerta que não vai conseguir chegar ao fim do ano com o orçamento atual, mesmo que todo ele seja desbloqueado. Juntas, elas reúnem mais de 500 mil dos 1,3 milhão universitários da rede. Entre elas, estão UFRJ, UFF, UFMA, UFBA, UFPE, UFABC e UFES. Isso significa que, em algum momento, prédios poderão ser fechados, atividades essenciais, como pesquisas que continuam mesmo na pandemia, pararão de ser realizadas e a possibilidade de um retorno presencial ainda em 2021 é descartada. Em algumas, até as aulas remotas podem parar.

 

Sustentabilidade

Agricultores do Paraná estão recorrendo a fontes de energia que causem menos impacto ao meio ambiente. O sistema é interligado à rede da Copel, o que rende energia quando não há sol suficiente. “Na área rural, a gente chegou a fazer alguns estudos com um avicultor de Cianorte e um produtor de leite de Castro e fizemos algumas simulações. A conta de energia desse produtor pode até zerar”, explicou Luiz Eliezer Ferreira, do departamento técnico e econômico da Federação da Agricultura do Paraná.

 

Raça do Paraná

A Purunã, primeira raça de bovino para corte desenvolvida no Paraná e a única idealizada por um centro estadual de pesquisa, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater), vem atraindo o interesse de pecuaristas de todo o Brasil. “A raça está hoje presente em todas as regiões, com destaque para os estados do Pará, Piauí, Bahia, Maranhão, Rondônia e Acre”, relata Piotre Laginski, pecuarista de Cascavel e diretor da Associação Brasileira de Criadores da Raça Purunã (ABCP).

 

***Bandeira Laranja

A Prefeitura de Guarapuava anunciou no domingo (6) que, pela primeira vez, vai adotar o esquema de bandeira para conter a covid-19. Com isso, a cidade está em bandeira laranja a partir dessa segunda-feira (7). Com a bandeira laranja, o toque de recolher começa às 22h; o transporte coletivo deverá limitar a ocupação em 50% e terá horário diário ampliado, das 6h às 22h. O Município registra 19.974 casos confirmados e 460 mortes pela covid-19 desde o começo da pandemia.