Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Fake news, incubadora e uso emergencial

Coluna ADI pelo Paraná:  Fake news, incubadora e uso emergencial

Fake news

Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri comunicou publicamente que está sendo alvo de fake news. O parlamentar recebeu a informação de que circula em grupos de WhatsApp a mensagem que ele teria recebido auxílio emergencial, benefício pago pelo governo federal. “Que coisa absurda! Eu jamais recebi qualquer parcela do auxílio emergencial. Estou aqui desmentindo essa fake news e quero pedir ao cidadão de bem que denuncie mensagens como essa, que tentam denegrir a imagem de uma pessoa de bem”, disso Bakri.

 

Fake news II

Bakri informou que a Controladoria-Geral da União e o Ministério da Cidadania disponibilizaram a relação completa dos beneficiários do auxílio emergencial. “O auxílio emergencial foi criado para atender as famílias em vulnerabilidade e as que foram demasiadamente afetadas pela pandemia. Esse é um direito dessas famílias. A informação é uma grande aliada, podemos saber quem recebeu ou não auxílio pelo site portaldatransparencia.gov.br”, finalizou Hussein Bakri.

 

Incubadora

O PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) vai selecionar novas empresas para incubação no Programa de Inovação Corporativa na próxima terça-feira (15). Até o momento, foram selecionadas 30 propostas voltadas a áreas como agronegócio, turismo, e-commerce e automação de processos. Aquelas que forem aprovadas garantirão, além do suporte do PTI para colocar em prática suas ideias, R$ 32 mil como investimento.

 

Sessão extraordinária

A sessão legislativa extraordinária do Congresso Nacional prevista debater a prorrogação do estado de calamidade pública, do auxílio emergencial e do processo de vacinação no País está sendo apoiada pelos senadores. O recesso parlamentar termina no dia 1º de fevereiro, mas a Constituição traz a possibilidade de convocação extraordinária pela maioria dos membros das duas Casas legislativas em caso de urgência ou interesse público relevante.

 

Poderes

O Congresso Nacional vai votar dois projetos de lei que restringem o poder de governadores dos estados e do Distrito Federal sobre as polícias militares e civis. As propostas trazem mudanças na estrutura das polícias, como a criação da patente de general para as PMs, hoje exclusiva das Forças Armadas, e de um Conselho Nacional de Polícia Civil ligado à União.

 

***Uso emergencial

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que está prevista para o próximo domingo (17) a reunião da Diretoria Colegiada que decidirá sobre pedidos de autorização para uso emergencial, temporário e experimental das vacinas contra a covid-19 do Instituto Butantan (Sinovac) e da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca).

 

Rivais em ascensão

O WhatsApp anunciou no início de janeiro mudanças em seus termos de uso, e uma delas é a de permitir que o aplicativo compartilhe dados com sua controladora, o Facebook. Desde então, consultorias especializadas estão vendo uma migração em massa de usuários para aplicativos rivais de mensagens instantâneas. O Signal e o Telegram são os principais concorrentes do WhatsApp.