Empregos

O Paraná fechou o primeiro trimestre entre os cinco estados que mais abriram vagas formais em 2021, total de 78.484, respondendo por 9% de toda a geração de empregos com carteira assinada no País. Os setores que mais se destacaram em março no Paraná foram o da Indústria Geral, com maior participação da Indústria de Transformação, Comércio, Construção, Agricultura e Serviços. “O desempenho consolida o Estado como um dos protagonistas na retomada do crescimento do País”, afirmou o governador Ratinho Junior.

***Livre da Aftosa

O Paraná poderá ter acesso irrestrito ao mercado mundial de carnes a partir dos próximos meses. No dia 27 de maio, a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) deve formalizar o reconhecimento do Estado como território livre de febre aftosa sem vacinação, abrindo a possibilidade de exportação para importantes destinos, como Japão, Coreia do Sul e México, países que hoje o Paraná não acessa por causa da restrição sanitária.

 

Termelétrica em PG

Nesta sexta-feira (30), será inaugurada a primeira usina termelétrica pública a biogás do País, em Ponta Grossa. Os convites para o evento começaram a ser distribuídos na terça (27) e uma das autoridades que estarão presente é o ex-prefeito Marcelo Rangel. “Finalmente conseguimos. A primeira é de Ponta Grossa. Valeu uma vida dedicada ao meio ambiente”, ressalta Rangel.

 

Medalha de ouro

A atleta curitibana Mariane Moreira Santos conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu NoGi (sem kimono), na cidade do Rio de Janeiro. A competição reuniu grandes nomes da modalidade na América do Sul, a maioria de academias e equipes brasileiras. Mariane é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.

 

Recorde

O preço do trigo produzido no Paraná bateu recorde nominal em sua série histórica, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A entidade aponta que ele está sendo comercializado acima dos R$ 1,6 mil por tonelada no Estado.

 

Prioridades nacionais

O governo federal qualificou quatro concessões portuárias paranaenses como prioridades nacionais. Elas representam um terço dos 12 novos projetos de infraestrutura elencados pelo PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). Além do arrendamento de três áreas para movimentação de granéis sólidos (PAR9, PAR14 e PAR15), o PPI aprovou o estudo da concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. A previsão é de R$ 5 bilhões de investimentos em 35 anos.

 

Desativação de leitos

A Prefeitura de Curitiba planeja começar na próxima semana a desativação dos leitos exclusivos para pacientes com coronavírus nas nove UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Por quase dois meses, as UPAs foram transformadas em prontos-socorros exclusivos de covid-19, já que os hospitais haviam colapsado.

 

Adamop

A esposa do presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Fabíola Anselmo Paranhos, foi escolhida para presidir a Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná). Fabíola foi eleita e tomou posse na função na terça-feira (27) com o compromisso de liderar as primeiras-damas da região oeste, enquanto o marido, Leonaldo Paranhos, lidera os prefeitos dos mais de 50 municípios filiados.

 

Presidente do IBGE

Indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o novo presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, teve sua nomeação publicada na terça-feira (27) no Diário Oficial da União. Rios Neto é economista, membro da Academia Brasileira de Ciências, doutor em Demografia e professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes da nomeação, ele era diretor de pesquisas do instituto.