Cidadão honorário

A Câmara de Curitiba aprovou a entrega do título de cidadão honorário da capital ao advogado Flávio Pansieri. Natural de Jacarezinho, Flávio Pansieri é pós-doutor em Direito, conferencista internacional e autor de diversas obras. Professor, idealizador e fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Pansieri é reconhecido nacionalmente como um defensor da pluralidade, do debate de ideias e do respeito às opiniões divergentes.

 

Cidadão honorário II

Flávio Pansieri também é conselheiro federal da OAB e vice-presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB (CFOAB). Costuma afirmar que a “democracia não se sustenta no consenso, mas sim no dissenso”. “O título de cidadão honorário de Curitiba é a mais alta premiação a ser concedida a cidadãos que não nasceram nesta cidade e que, segundo a lei, tenham contribuído para seu desenvolvimento”, declarou Denian, propositor do título.

 

Novo pedágio

O novo modelo de concessões rodoviárias do Paraná pode resultar em investimentos privados de R$ 43 bilhões em sete anos e na redução de 50% no pedágio em relação às tarifas atuais. Está prevista a duplicação de pelo menos 1,7 mil quilômetros dos cerca de 3,3 mil que devem ser concedidos. As estimativas foram apresentadas na quarta, no lançamento do projeto.

 

Barros na CPI

O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), disse hoje à CPI da Covid que os senadores do colegiado causaram um “dano de imagem muito grande” a ele. O motivo: as investigações quanto a suspeitas de irregularidades na contratação da Covaxin. Barros depôs à comissão, onde reiterou, “diante deste fato, do fato de todos os convocados por vocês terem negado qualquer ligação comigo. Espero que esse mal-entendido que eu teria participado dessa intermediação com a Covaxin fique esclarecido de uma vez por todas”.

 

Fermop 2021

A primeira etapa classificatória do Fermop 2021 (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná) será realizada neste sábado, dia 14, no JS Eventos, de Guaíra. A segunda etapa classificatória será realizada em Itaipulândia, dia 28 de agosto; a terceira etapa será realizada em Quatro Pontes, dia 11 de setembro; a quarta etapa será realizada em Medianeira, dia 25 de setembro e a quinta etapa será realizada dia 9 de outubro, em Palotina. A grande final será realizada dia 23 de outubro, em Cascavel. Esta é a 16ª edição do maior evento artístico e cultural do interior do Paraná.

 

Vazou

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, finalmente abriu a guarda. Em conversa com um interlocutor de sua estrita confiança ele admitiu que trocará o DEM pelo PSD de Gilberto Kassab, e se tudo conspirar a favor, será candidato à sucessão de Bolsonaro.

 

Prova de vida

O Senado aprovou o projeto de lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a prova de vida dos beneficiários da Previdência Social. Por lei, a comprovação é necessária ser realizada anualmente para evitar fraudes no pagamento dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os parlamentares entenderam que, excepcionalmente, a prova de vida deve ser adiada para evitar a contaminação pela covid-19 em agências bancárias e da Previdência Social. O texto segue para sanção presidencial.