Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Audiência, Produção

Coluna ADI pelo Paraná: Audiência, Produção

Coluna ADI pelo Paraná: Audiência, Produção

Audiência

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou pedido do deputado Rubens Bueno (CDN) para debater, em audiência pública, a revisão do Tratado de Itaipu entre Brasil e Paraguai. Essa revisão pode alterar as regras sobre a compra e venda de energia geradas pela usina de Itaipu e vem sendo acompanhada de perto pelos parlamentares.

 

Produção

“Itaipu produz em torno de 8,4% do total da energia consumida no Brasil e quase 85,6% da paraguaia. O Brasil tem direito a 50% dos 14 mil MW e compra cerca de 30% do Paraguai. A revisão pode afetar essa prioridade de compra do Brasil, o que pode tornar a energia mais cara. Por esse motivo, queremos acompanhar de perto os detalhes dessa negociação entre os dois países, que se dará a partir do próximo ano”, explicou Rubens Bueno.

 

IG da goiaba

O Sebrae em parceria com a Empresa Brasileira de Comunicação iniciou as filmagens do projeto que pretende mostrar o trabalho dos produtores e regiões do país responsáveis pelas 12 Indicações Geográficas Brasileiras (IG). A equipe estreou as gravações em Carlópolis, que concentra o grupo de produtores com a IG da goiaba, e está visitando diversas propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e pontos turísticos relacionados à produção da fruta. A visita se estenderá até este sábado (7).

 

Resultados

Os 399 prefeitos paranaenses foram convidados a participar da “Universidade dos Prefeitos”, curso ofertado pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) e pela Organização Mundial da Família (WFO), órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU). A Universidade é resultado de parcerias firmadas na Expo Dubai, em outubro do ano passado.

 

Lançamento oficial

O lançamento oficial da plataforma de conhecimento, com apresentação da aula magna, será entre os dias 28 e 30 de junho, na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, e contará com a presença de 40 líderes municipais do Estado e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Visitas técnicas a órgãos vinculados à ONU complementam o cronograma de atividades.

 

Ideias inovadoras

O BRDE Labs 2022 está presente no South Summit Brasil, em Porto Alegre. O evento reúne startups, empresas e investidores de todo o mundo. O BRDE é um dos patrocinadores do oficial South Summit Brasil. “O BRDE Labs materializa a intenção de conectar ideias inovadoras à sua aplicabilidade e boa utilização por empresas consolidadas que apresentam desafios reais às startups em aceleração”, destacou o diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira..

 

Auxílio Brasil

O Plenário do Senado aprovou a medida provisória que garante de forma permanente o valor mínimo de R$ 400 para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil (MP 1.076/2021). Com o resultado, o Executivo passará a desembolsar cerca de R$ 90 bilhões anuais com o programa. O texto da MP segue para sanção presidencial.

 

Chapa pura

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, será o candidato à presidência pelo partido nas eleições de 2022. O anúncio foi feito pelo próprio líder da legenda. “Não restou para nós outra alternativa a não ser sair com uma chapa pura. Porque sair com uma chapa pura? Porque a gente não aceita, eu me recuso a aceitar os extremos que estão aí estabelecidos”, afirmou Bivar.

 

+++