Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Assembleia Faep, energia renovável e orçamento para 2021

Assembleia Faep, energia renovável e orçamento para 2021

Coluna ADI pelo Paraná: Assembleia Faep, energia renovável e orçamento para 2021

Assembleia Faep

A Faep realizou pela primeira vez na sua história uma Assembleia Geral on-line. A videoconferência realizada nessa segunda contou com a participação de centenas de líderes rurais. A cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem aos líderes rurais e às pessoas que morreram vítimas da covid-19. Em seguida, houve a prestação de contas e a eleição da diretoria 2021/2023 da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). Ágide Meneguette foi reeleito presidente.

 

Energia renovável

O secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, também participou da reunião da Faep e apresentou o programa Descomplica Energia Renovável. “O Paraná será o maior gerador de energia sustentável do país. Os nossos ciclos agropecuário e industrial vão ser mais fortes e mais robustos. Essa energia vai alavancar tudo isso”, afirmou Nunes.

 

Produção de O2

O hospital localizado em São Miguel do Iguaçu, Madre de Dio, é a unidade hospitalar pioneira na fabricação do seu próprio oxigênio hospitalar. A usina instalada no hospital produz cerca de 30 m³ de oxigênio por hora, o que corresponde a mais de 700 m³ por dia, fornecendo autonomia no abastecimento da unidade. A produção acontece desde a inauguração do hospital, em 2017. “Essa autonomia faz diferença em momentos de crise como o que estamos vivendo”, ressalta o diretor Hospitalar, Rodrigo Fauth.

 

Alta contaminação

Dados da FMS (Fundação Municipal de Saúde) apontam que a cada dez pessoas testadas com suspeita de covid-19 em Ponta Grossa, pelo menos duas têm resultado positivo para covid-19. Desde o início da pandemia, o Município já realizou 73.864 testes de covid, e 16.492 diagnosticaram positivo para o vírus, o que equivale a pouco mais de 22%. Segundo a Sesa, Ponta Grossa é o município com maior número de testes aguardando análise, total de 2.719 à espera de diagnóstico.

 

Bom e barato

O transporte coletivo de Curitiba perdeu cerca de 62% dos passageiros em 2020. Faz alguns anos que o transporte público da capital vem perdendo passageiros, milhões de ano a ano. A pandemia acentuou a crise no transporte coletivo curitibano. Além do medo da transmissão do vírus em ônibus lotados, outro fator que tem implicado diretamente na redução do número de passageiros no transporte coletivo é o aumento de aplicativos de transporte. As alternativas no transporte tem se diversificado e a concorrência implicou também em menor preço, com isso, os ônibus deixam de ser a alternativa mais rentável.

 

Orçamento 2021

O ano de 2021 começa sem a aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual). O Congresso aprovou em dezembro a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e, com ela, uma previsão dos passos que o governo pode dar antes da aprovação final do orçamento. O texto da LDO estipula que o governo federal só poderá gastar, até a aprovação do orçamento de 2021, o referente a 1/12 avos do orçamento previsto. Na prática, impede o repasse de verbas para investimento em infraestrutura, dentre outras áreas.

 

Tratamento experimental

Israel é o país que lidera a cobertura de vacinação contra a covid-19, com quase 40% da população contemplada. Indicativos mostram uma queda de 60% nas hospitalizações de idosos desde o início da campanha, há cerca de três semanas. Já na Alemanha, o governo pretende adotar o tratamento experimental usado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump. A terapia é baseada em anticorpos desenvolvidos em laboratório.