Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Municipalismo
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) voltou a defender que a maior parte dos tributos arrecadados devem ficar nos cofres dos municípios. “É prioridade inverter essa lógica de abastecer o caixa federal e de ver minguar as receitas dos Municípios se quisermos reduzir as amarras que dificultam o funcionamento da máquina pública. A descentralização de recursos deveria estar no topo da pauta do pacto federativo”, disse.

Pré ao Governo
O Partido da Social Democracia Brasileira anunciou que disputará as eleições para o Governo do Paraná. O PSDB oficializou filiação, e pré-candidatura, do ex-prefeito da cidade de Guarapuava (PR), Cesar Silvestri Filho. O comunicado contou com a presença do ex-governador do Estado, Beto Richa, e também do pré-candidato à presidência da República, João Doria, além de outras lideranças como o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Conselho de reitores
A professora Fátima Padoan, reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), assumiu a presidência do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná. O conselho de reitores é formado por reitores das universidades estaduais do Paraná e foi criado em razão da aprovação da LGU (Lei Geral das Universidades) com o objetivo central de estabelecer parâmetros de financiamento para as sete universidades estaduais paranaenses, com critérios para a eficiência da gestão universitária.

Representatividade
A deputada federal, Aline Sleutjes (PSL), anunciou que é pré-candidata ao Senado Federal. Com o apoio do atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), a parlamentar da cidade de Castro deve disputar as eleições deste ano. “Coloquei meu nome à disposição, porque entendo que é um momento importantíssimo para renovarmos a representatividade paranaense, com alguém com cara de Paraná”, explicou.

Principal produtor
O Paraná se manteve como o principal produtor nacional de mel em 2020, com 7.844 toneladas produzidas, a produção no Estado representa 15,2% de toda produção nacional. O município de Arapoti, seguido por Ortigueira e Prudentópolis. O governador Ratinho Junior lançou um programa para a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão nos parques urbanos do Estado. A ação faz parte do Poliniza Paraná, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Debate político
Faltando menos de nove meses para as eleições, os debates entre os candidatos à Presidência já têm data marcada em três emissoras: Band, 4 de agosto, Jovem Pan, 9 de agosto, e RedeTV, 2 de setembro – Globo, SBT e CNN ainda não confirmaram as datas. Entre os pré-candidatos, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria confirmaram presença. Jair Bolsonaro disse na última semana que pretende participar e Lula informou que ainda não discutiu a participação, já que a chapa não foi lançada oficialmente.

Contra os antivacina
O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, determinou que todos os Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal atuem contra pais que não vacinarem crianças contra a Covid-19. O magistrado ordenou que as “medidas necessárias para o cumprimento do disposto nos referidos preceitos normativos quanto à vacinação de menores” sejam empreendidas. Lewandowski também abriu prazo de 48 horas para os estados responderem alegações da União sobre irregularidades na imunização do público infantil.