Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Plano Petrobras

A Petrobras anunciou seu Plano Estratégico para o período de 2022 a 2026. Para o presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, “em síntese o plano prevê investimento com visão de futuro e retorno para a sociedade. Uma boa notícia é que a companhia venceu, depois de ter chegado a cerca de US$ 160 bilhões em 2014, a batalha contra o maior endividamento corporativo da história”.

 

Candidato tucano

Após a escolha de João Dória neste sábado, 27, como candidato tucano ao Palácio do Planalto, o deputado Michele Caputo (PSDB) será cotado como coordenador da campanha de Dória no Paraná. Doria falou em uma “possível” aliança com o ex-ministro Sérgio Moro, que se filiou este mês ao Podemos, e fez elogios aos senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso.

 

Carnaval 2022

Parte dos balneários do Paraná confirmaram a retomada do Carnaval em 2022. A nova cepa Ômicron tem preocupado as autoridades municipais e sanitárias, por ser oito vezes mais contagiosa que as demais variantes descobertas até o momento. O receio é que com o Carnaval o número de casos de coronavírus voltem a aumentar. Guaratuba e Matinhos já confirmaram a programação. Antonina e Morretes ainda avaliam.

 

Pacheco em Curitiba

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pré-candidato do PSD ao Planalto, se reuniu nesta segunda-feira (29), em Curitiba, com empresários do G7, grupo que representa o setor produtivo, logística e serviços do Paraná. “Foi a oportunidade de ouvir sobre o momento econômico do Brasil, projetos de lei que impactam o setor produtivo e reformas tributária e administrativa”, diz o presidente da Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli.

 

Lupion no PP

O deputado Pedro Lupion, presidente do DEM no Paraná, deve deixar a legenda e se filiar ao PP. Lupion, aliado de Bolsonaro, está desconfortável com a União Brasil – fusão entre DEM e PSL. O partido tende a lançar candidato próprio à Presidência ou apoiar um candidato da terceira via. Além disso, a nova legenda deve ser comandada no Paraná pelo ex-deputado Fernando Francischini, atual presidente do PSL estadual, que acertou a direção com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar.

 

Montadora no PR

O cenário de carros sustentáveis só aumenta no Brasil e agora, o mercado brasileiro contará com a primeira montadora nacional de carros elétricos, que terá sua sede em uma cidade paranaense, Maringá. A instalação da montadora nacional de carros elétricos deverá chegar na cidade em abril de 2022.

 

BDRE e o turismo I

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai disponibilizar mais de R$ 85,7 milhões para operações de financiamento às empresas que operam no setor turístico nos três estados do Sul. A linha BRDE Turismo registra uma demanda de financiamentos alta.

 

BDRE e o turismo II

“Há uma grande procura por novos investimentos diante da retomada do setor. Quando falamos em turismo doméstico, a região sul do país tem grandes atrativos e o banco quer ser parceiro nesta retomada, com impulso na geração de novos empregos e investimentos para fazer a economia rodar”, observou a diretora de operações do BRDE, Leany Lemos.

 

e-Protocolo

A Receita Estadual do Paraná lançou o e-Protocolo para pedidos relacionados ao IPVA, como isenção para PcD, síndrome de Down ou autista e de imunidades constitucionais, com o objetivo de facilitar cada vez mais o sistema de acesso ao contribuinte.  Agora os serviços poderão ser realizados todos pelo novo portal do IPVA.

 

IPVA

O IPVA destina 50% para o município de emplacamento do veículo. Sua arrecadação é utilizada para custear os gastos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte. A cobrança do imposto se inicia em janeiro de 2022 e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, podendo ser quitado à vista (com bonificação de 3%) ou em até cinco parcelas.