Cotidiano

Cientistas criam técnica que transforma CO2 em combustível

2015_836239737-2015072794211.jpg_20150727.jpg

RIO ? O dióxido de carbono é apontado pelos cientistas como um dos principais atores das mudanças climáticas, e uma nova tecnologia pode ajudar a reduzir os níveis desse gás na atmosfera. Um estudo do Departamento de Energia dos EUA, em parceria com a Universidade de Illinois, em Chicago, foi capaz de reproduzir o processo natural da fotossíntese e transformar o CO2 em energia renovável usando a luz solar.

De acordo com Larry Curtiss, químico do Departamento de Energia e coautor do estudo, um dos maiores desafios para as tecnologias de sequestro de dióxido de carbono é que o composto é pouco reativo, o que torna difícil transformá-lo em outras substâncias. Na natureza, quando as plantas capturam o CO2 da atmosfera e o transforma em açúcar, elas usam uma enzima como catalizadora orgânica. Em laboratório, Curtiss e sua equipe conseguiram reproduzir o processo com um composto metálico chamado disseleneto de tungstênio.

? Por si só, é muito difícil converter o dióxido de carbono em outra coisa ? disse Curtiss.

No processo, os pesquisadores conseguiram converter o dióxido de carbono em monóxido de carbono. Apesar de o monóxido de carbono também ser considerado um gás do efeito estufa, ele é mais reativo que o CO2 e já existem tecnologias capazes de convertê-lo em combustível, como o metanol. Apesar de a transformação de dióxido de carbono em monóxido de carbono ser diferente de qualquer coisa encontrada na natureza, os ingredientes são os mesmos da fotossíntese.

? Ma fotossíntese, as árvores precisam da energia da luz, água e dióxido de carbono para produzir seu combustível; no nosso experimento, os ingredientes são os mesmos, mas o produto é diferente ? disse Curtiss.

O arranjo para a reação é tão similar com a natureza que o time de pesquisadores foi capaz de construir uma ?folha artificial? capaz de completar os três passos da reação. No primeiro, os fótons são convertidos em pares de elétrons negativamente carregados e seus ?buracos? correspondentes, carregados positivamente; depois, os ?buracos? reagem com moléculas de água para criar prótons e moléculas de oxigênio. Por fim, prótons, elétrons e o dióxido de carbono reagem para formar monóxido de carbono e água.

? Nós queimamos tantos tipos de hidrocarbonetos, como carvão, óleo e gasolina, que encontrar uma forma econômica para fazer os combustíveis mais reutilizáveis com ajuda da luz solar deve provocar um grande impacto ? disse Peter Zapol, físico do Departamento de Energia que também participou da pesquisa, acrescentando que a reação acontece com perda mínima de energia.