Cotidiano

Chuvas garantem volta das águas nas Cataratas do Iguaçu

Vazão nesta sexta-feira é de aproximadamente 800 litros por segundo

Chuvas garantem volta das águas nas Cataratas do Iguaçu

As chuvas dos últimos dias sobre boa parte do Paraná, em especial na bacia do rio Iguaçu, garantiram a volta das águas nas Cataratas do Iguaçu. O conjunto de quedas, na fronteira entre Brasil e Argentina, na região de Foz do Iguaçu, é reconhecido como um patrimônio mundial e maravilha da natureza.

As imagens das cataratas sem água devido uma das mais longas estiagem no Estado, mostraram a beleza do cânion abaixo das quedas. O cenário nesta semana é totalmente diferente, chegando a mais de 1 milhão de litros de água por segundo na quarta-feira (23). Na manhã desta sexta (25), a vazão é de aproximadamente 800 litros por segundo.

A combinação do céu cinza e o clima chuvoso contrastando com as cores do arco-íris chamou, mais uma vez, a atenção de Luciana Eder João, que trabalha há mais de 12 anos em uma loja de lembranças no final da Trilha das Cataratas. Nas redes sociais, ela conta que ao chegar no local e subir a persiana se deparou uma cena de incrível beleza.

“(…) vi o céu diferente com a composição da chuva nas quedas, o cinza no céu se misturando com o colorido do arco-íris”, relatou a funcionária. Que completou: “Foi um lindo encontro!”.

“Espetáculo inesquecível”

A postagem deixou muita gente impressionada. “Linda. Já trouxe as lembranças do parque. As Cataratas é um espetáculo inesquecível”, comentou Marilda Alves. “Que maravilha que já está com mais água. Minha linda Foz”, completou Carlos Souto.

As cataratas do Parque Nacional do Iguaçu abrem para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Às segundas-feiras a unidade de conservação fica fechada como medida de contingenciamento durante a pandemia. A compra dos ingressos é on-line pelo site oficial do atrativo.

Retomada

O volume de água nas cataratas, próximo à vazão normal de 1,5 milhão de litros por segundo, pode acelerar a retomada do turismo em Foz do Iguaçu. Em maio, a visitação nos atrativos mostrou a tendência de aumento, em relação a abril, de acordo com a Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos da Secretaria Municipal de Turismo. “As pesquisas são muito claras. Foz do Iguaçu é a bola da vez”, diz Paulo Angeli, secretário de Turismo e Projetos Estratégicos.

Os ingressos nas Cataratas do Iguaçu subiram 23% – 24.632 em maio, contra 20.018 em abril, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No Complexo Turístico da Itaipu, o aumento na visitação foi ainda mais expressivo – acima de 41%. Em maio, a usina recebeu 12.679 visitantes, contra 9.020 no mês de abril. O Marco das 3 Fronteiras registrou aumento superior a 28% – 11.331 maio, contra 8.859 em abril.

Foto: Luciana Eder João/Gentileza