Cotidiano

Catedral será revitalizada

Aos 40 anos, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, um dos cartões-postais de Cascavel, será revitalizada. Os primeiros passos para isso já foram dados. “Iniciamos com uma sondagem das estruturas, escavações e elaboração do projeto para instalação do ar-condicionado e principalmente da cobertura da estrutura que é de concreto e nunca recebeu tratamento adequado. Então o primeiro passo é começar com o que é mais urgente e depois ir avançando”, explica o coordenador da revitalização, Gerson Ângelo Lorenzi.

A revitalização contempla mudanças internas e externas da Catedral. Além do telhado, os vitrais serão trocados e colocados de forma a melhorar a iluminação interna e a ventilação. Reforços na estrutura também estão previstos: “Precisamos melhorar a Catedral de um modo geral, adaptá-la às normas de segurança e acessibilidade, mas sempre preservando as formas e as características que ela tem. É um trabalho delicado”.

Custos

O trabalho será feito em partes e o orçamento inicial é de R$ 2 milhões a R$ 2,5 milhões. Parte do dinheiro vem da Festa da Padroeira, que termina neste domingo, e o restante de doações da comunidade. “O andamento da obra depende das doações. É uma obra da comunidade cascavelense, não só de quem é católico, então quem quiser doar qualquer valor é bem-vindo e pode ser entregue diretamente na secretaria da igreja”.