Cotidiano

Cascavel sedia hoje etapa regional da IV Conae

Evento de hoje (10) é parte da programação da Conferência Nacional de Educação, que será em novembro, em Brasília...

Cascavel sedia hoje etapa regional da IV Conae

A IV Conferência Nacional de Educação – Conae 2022 – será realizada no mês de novembro, mas até a etapa nacional ocorrem as conferências municipais, intermunicipais e estaduais em todo o País, de modo que todos os segmentos ligados à Educação possam ter voz e vez na definição e implementação das políticas públicas de Educação para os próximos anos.

Nesta terça-feira (10), em Cascavel, está sendo realizada a etapa intermunicipal da IV Conae, que reuniu profissionais da Educação e os diversos segmentos da Educação dos municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Pela manhã, além da aprovação do regimento interno e divisão dos grupos de trabalhos, aconteceu a palestra “Educação, Equidade e Qualidade no Debate das Conferências de Educação”, com a professora Ma. Ana Lucia Rodrigues, presidente da Uncme Paraná (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

Ana Lucia lembrou que as etapas que antecedem a Conferência Nacional são momentos importantes no que diz respeito à gestão democrática, tendo em vista que abre espaço para a participação de todos os segmentos interessados nas discussões das políticas públicas da Educação. A etapa regional, por exemplo, ocorre no intuito de promover a participação de todos os municípios, trazendo discussões referentes à Educação de cada região. “A intenção é discutir realmente a Educação, as suas políticas públicas e a sua organização, para poder elaborar então o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos, que é de 2024 a 2034, com o objetivo de que seja aberto para as discussões e a participação da comunidade, da sociedade civil, do governo, ou seja, de todos os segmentos que estão interligados com a Educação”, afirmou a presidente da Uncme.

A secretária municipal de Educação de Cascavel, Marcia Baldini, fez parte da mesa de abertura do evento, representando os secretários municipais de Educação, enquanto presidente da Undime Paraná (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Marcia definiu um momento como ímpar, tendo em vista que a Conae acontece geralmente a cada 10 anos e que é necessária a participação de todos para na discussão e elaboração das políticas educacionais. “Não podemos esquecer que todo o nosso trabalho, toda a nossa ação, ela tem que ser voltada para o aluno, para os futuros cidadãos que ocuparão os espaços escolares na educação básica e superior do nosso país”, afirmou a secretária, acrescentando que “nos últimos anos, principalmente nestes últimos dois anos, muitas legislações foram aprovadas no Congresso Nacional e outras estão em finalização de aprovação”, a exemplo do Novo Fundeb, reforçando que há muito para refletir e discutir em termos de políticas da Educação.

A Conae se constitui no espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade, de modo que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. A etapa regional de Cascavel é a última do Estado e assim como nas demais regiões, tem a finalidade de estudar o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

Agora no período da tarde terá a continuidade dos grupos de estudos e ao final do evento, a apresentação das contribuições e a eleição dos delegados para a etapa estadual. A etapa estadual da Conae 2022 acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, com previsão de ocorrer de forma online.

Fonte: SECOM