Cotidiano

Cascavel não vai abrir UBS na madrugada

O secretário de Saúde de Cascavel, Rubens Griep, disse que o Município não vai aderir à proposta do Ministério de Saúde de abertura de unidades básicas de saúde das 23h às 7h.

Griep explica que Cascavel tem as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) que atendem os pacientes nesses horários. “As cidades maiores possuem essas estruturas e se torna desnecessário ter esse custo de operação de manter as demais unidades de saúde abertas de madrugada”.

Segundo ele, a abertura de UBSs e USFs de madrugada está em discussão inicial no Brasil: “É uma discussão para que estados e municípios vejam a possibilidade da abertura 24 horas dessas unidades, mas está sendo avaliado o contexto do País como um todo”.

Ele cita como exemplo Anahy, município que tem 3 mil habitantes, onde apenas uma USF (Unidade Saúde da Família) atende em horário comercial. Depois disso, a pessoa precisa buscar ajuda em outro município. Para ele, essa seria uma cidade onde há necessidade de abrir a unidade em horário alternativo para casos de emergência.