AGRONEGÓCIO

Cascavel já tem sete focos de raiva bovina; seis são na Colônia Barreiro

22 de abril de 2021 às 14:36
Publicidade

Mais um foco de raiva bovina foi confirmado nesta quinta-feira (22) pela unidade local da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) em Cascavel. Agora, são sete ao todo.

Do total de focos registrados, seis estão localizados em Colônia Barreiro (próximo à BR-467 em direção a Corbélia), inclusive este mais recente. O outro fica no Reassentamento São Francisco.

De acordo com a médica veterinária Luciana Riboldi, a Adapar orienta proprietários rurais de locais próximos aos focos notificados. “É preciso intensificar a vacinação de bovinos, equinos, caprinos e ovinos e aplicar a pasta vampiricida em animais sabidamente e principalmente, informar as autoridades competentes sobre possíveis abrigos de morcegos”.

Os abrigos registrados com ajuda dos agricultores já foram vistoriados e os morcegos capturados já tratados, como forma de realizar o controle populacional. Na próxima semana estão agendados para revisão os abrigos de morcegos nas comunidades de São João e em Corbélia. A Adapar também identificou locais conhecidos como digestórios, onde os morcegos utilizam para fazer a digestão do que consomem, não propriamente os abrigos permanentes.

A macrorregião de Cascavel não registrava casos de raiva bovina havia 10 anos. O primeiro deles neste ano ocorreu no fim do mês março, em Colônia Barreiro.

Via Sou Agro| Foto: Divulgação

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE