Esportes

Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil

Maringá/Unimed/Unicesumar e Santa Maria/ACH/Cascavel reeditaram a final de 2018

Cascavel superou o time da casa e levou a medalha  dourada.
Foto:Paraná Handebol.
Cascavel superou o time da casa e levou a medalha dourada. Foto:Paraná Handebol.

As equipes femininas da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar e Santa Maria/ACH/Cascavel reeditaram a final de 2018, mostrando dentro de quadra um jogo de alto nível. Com o time completo, as cascavelenses iniciaram a partida abrindo cinco gols, as anfitriãs reagiram e encostaram no placar, mas o time do Oeste conseguiu manter a vantagem e encerrar a primeira etapa em 08 a 06.

Na volta do intervalo, as pratas da casa buscaram igualar o placar, apostando em saídas
rápidas e em uma defesa alta e mais aberta, contudo, o elenco aurinegro se mantinha superior e tirou das maringaenses a oportunidade de comemorar um título em seus domínios, vencendo o segundo tempo em 11 a 08. Placar final 19 a 14.

A conquista de Cascavel se soma aos títulos da temporada 2019 da Paraná Handebol Cup, dos Jogos da Juventude e da Copa Ubiratã, além da prata do Campeonato Paranaense de Handebol Cadete e dos Jogos Escolares. “Estamos entre as melhores equipes do Paraná e do Brasil há muito tempo, trabalhamos pra isso, mesmo quando perdemos, somos vice ou no máximo 3º lugar em todas as competições que participamos, pra nós esses resultados são muito representativos”, frisou o técnico Marcos Galhardo.

Sem perder uma partida, o selecionado da serpente encerrou o Paranaense com 100% de aproveitamento. “Essa equipe que disputou o Paranaense não perdeu nenhuma partida esse ano, é a base titular dessa categoria. As meninas estão de parabéns, foi um ano muito árduo de trabalho, tiramos um pouco o pé depois dos Jogos da Juventude, o que justifica muitos dos erros que cometeram na final, os quais não tivemos em outras competições, contudo, fizeram um bom jogo e conseguimos encerrar o ano com o título estadual”, enfatizou Galhardo.

Hexacampeão estadual
Pela sexta vez a equipe masculina da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar fica com o lugar máximo no pódio do campeonato estadual e pelo segundo ano supera na final o elenco da MRV/Unicesumar/Unimed/Londrina. Jogando de igual pra igual, as duas seleções fecharam o primeiro tempo empatadas em 15 a 15. Na etapa seguinte, o equilíbrio imperou
até os primeiros 20 minutos, quando os anfitriões conseguiram abrir vantagem e administrar o placar até o apito final, 12 a 09.

Melhores do ano
Com o término da Chave Ouro foram conhecidos os atletas e técnicos que receberão o troféu do Prêmio Melhores do Handebol Paranaense, evento promovido pela Liga de Handebol
do Paraná para reconhecer aqueles que se destacaram por sua atuação.
Pela categoria sub-18 da principal divisão do Estado serão premiados os técnicos campeões Marcos Galhardo e Marlon Araújo, enquanto Kauhana Kowalek, da AHSI/Saudade do
Iguaçu, e Matheus de Paula, de Cascavel, irão receber o troféu de atleta destaque, e a sarandiense Luana Silva junto com o cascavelense Alison Schuck de artilheiros da competição.

Confira abaixo a classificação final da Chave Ouro:
Feminino
1º Santa Maria/ACH/Cascavel
2º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar
3º Sejuv/Sarandi Handebol
4º Santo Antônio do Sudoeste/Handebol
5º AHSI/Saudade do Iguaçu/Handebol
6º AFHJA/Jardim Alegre
7º Prefeitura de Toledo/ATH/APEF

Masculino
1º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar
2º MRV/Unicesumar/Unimed/Londrina
3º Handebol Jussara
4º ACH/Associação Cascavelense de Handebol
5º Prefeitura de Arapongas/Semel
6º Alto Paraná/Handebol/DDC
7º Colégio ATO/Campo Mourão
8º Astorga/Academia Corpo e Saúde/Handebol

COM/LHPR