Cotidiano

Cascavel conectada

Cascavel é considerada destaque quando o assunto é internet. Segundo a Anatel, em dois anos e meio mais que quadruplicou o total de acessos realizados por provedores de internet na cidade: de 2.656 acessos em janeiro de 2015 para 11.510 em julho de 2018.

O crescimento dos provedores é ainda mais notável quando o assunto são instalações de fibra óptica: em janeiro de 2017, dos 463 pontos de acesso de fibra declarados na cidade, pouco mais de 10% eram provenientes de provedores. Em julho último, de 8.242 pontos, 7.312 são responsabilidade dos provedores (ou seja, quase 89%).

Nos próximos dias 17 e 18 de setembro, Cascavel receberá um dos mais importantes eventos do mercado de internet na atualidade: o Abrint na Estrada. Será na Churrascaria Portal, a partir das 8h.

Organizada pela Abrint (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações), a iniciativa ocorre de quatro a cinco vezes por ano em diferentes regiões do País para capacitar os provedores de internet locais – ou seja, pequenas e médias empresas que oferecem serviços de banda larga no mercado regional.

Esses pequenos e médios provedores têm sido os maiores responsáveis por expandir o acesso de internet aos lares brasileiros, ampliando seus serviços em ritmo muito mais acelerado que o das grandes operadoras