Saúde

Cascavel 70 anos: Moradores comemoram estrutura do novo complexo de saúde no Conjunto Tio Zaca

Nova Unidade Saúde da Família conta com academia e fortalece a cobertura da atenção primária em Cascavel, que já é a primeira do Brasil

Cascavel 70 anos: Moradores comemoram estrutura do novo complexo de saúde no Conjunto Tio Zaca

A 43ª unidade de saúde em Cascavel, inaugurada na noite de ontem (3), no Conjunto Tio Zaca, região oeste da cidade, foi pensada para promover a saúde da população e não apenas tratar da doença. Com uma área de 816 m², o Complexo de Saúde Dr. Luiz Carlos de Lima possuiu uma ampla academia, espaço para atividades físicas e compreende, ainda, a Unidade Saúde da Família Divaldo Belletti.

A nova unidade vai fortalecer ainda mais a cobertura da atenção primária em Cascavel, que já é considerada pelo Ministério da Saúde como a mais alta do Brasil. O prefeito Leonaldo Paranhos disse que o complexo vai desafogar o atendimento da unidade do Santa Cruz. “Este é um complexo que trata de saúde com saúde promocional, tem academia que vai estimular as pessoas a fazerem exercícios”, observou o prefeito.

A chegada da unidade de saúde foi comemorada pelos moradores. José Carlos Alves dos Santos conta que já está utilizando a academia ao ar livre para se exercitar. “Isso aqui é bom para saúde. Eu fui fazer exames e disseram que eu tenho que fazer exercícios. Estou vindo todos os dias, quando tenho oportunidade de vir eu venho”, relata.

Moradora do bairro há 40 anos, Nelci Ribeiro Huk diz que foram quatro décadas de espera. “A gente esperou por isso 40 anos. A população merece, nós merecemos essa unidade”, destacou.
A unidade vai atender a uma população de aproximadamente seis mil pessoas. No espaço haverá atendimento médico e odontológico, além de outras ações de saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, a USF Divaldo Belletti inicia as atividades com uma equipe Saúde da Família, mas já no início do próximo ano haverá outras três equipes direcionada para a saúde preventiva da população. “Com mais de 50 servidores será possível fazer um trabalho eficiente e eficaz na atenção primária, que é o que o cidadão necessita antes de começarem os problemas de saúde que depois o levarão às UPAs ou leitos hospitalares”, avalia o secretário.

Carla de Lima, filha do médico pioneiro Luiz Carlos de Lima, agradeceu a homenagem ao pai. “A vida do meu pai deixou muitas marcas, foi um homem visionário, humano e bastante polêmico. Buscou sempre o conhecimento em prol de servir a todos”, afirmou.

Presenças
O evento teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, os vereadores Cidão da Telepar, Beth Leal e Jefferson Cordeiro, além de líderes comunitários.

(Secom)