Variedades

Cascavel, 70 anos: cidade em expansão é terreno fértil para empreendedores

Número de empreendedores individuais mais que triplicou em cinco anos, de acordo com Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade

Cascavel, 70 anos: cidade em expansão é terreno fértil para empreendedores

 

Cascavel é uma cidade em expansão para empreendedores. O município completa 70 anos se consolidando, principalmente, pelo crescimento econômico. E grande parte deste crescimento se deve à expansão dos empreendedores individuais e das micro e pequenas empresas.

O município é destaque no empreendedorismo e a prova disso é um levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que mostra que o número de inscrições de MEIs (Microempreendedores Individuais), por exemplo, mais que triplicou em cinco anos, conforme levantamento da Secretaria. Em 2016, foram 846 novas inscrições municipais para MEIs. Em 2020, foram 2.886 novas inscrições o ano todo. E, apesar da pandemia do novo coronavírus e as várias dificuldades dos micro e pequenos empreendedores em manter o seu negócio, em 2021, o número de novas inscrições já atinge 3.240. Ao todo, segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal, são 21.545 MEIs ativos na cidade, conforme dados atualizados no dia 30 de outubro deste ano.

A empreendedora Bethania Davies, proprietária da Iandê Cosméticos Naturais, abriu o CNPJ MEI em 2020, em meio à pandemia, porque percebeu a necessidade de regularização. “Eu precisava formalizar o meu trabalho porque várias empresas estavam solicitando os meus produtos e eu precisava fornecer nota fiscal. Então tive que escolher entre atender esse público ou continuar na informalidade. A abertura do CNPJ, em si, foi muito simples”, resume.

Geração de empregos e políticas públicas
Os MEIs e as micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados em Cascavel. Uma pesquisa do Sebrae aponta que cerca de 80% das vagas de trabalho no município são para estes estabelecimentos.

E, para incentivar as contratações, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove cursos de capacitação em diversas áreas. “Temos parcerias que permitem preparar a mão de obra em diversas áreas, como construção civil, alimentação, dentre outras. Também contamos com parceria da Secretaria de Assistência Social, para disponibilizar cursos gratuitos para pessoas que são atendidas por projetos sociais. O objetivo é que essas pessoas terminem a capacitação e possam ser encaminhadas ao mercado de trabalho”, explica a diretora de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Geanine Bueno.

Já para quem deseja abrir uma nova empresa, são várias as políticas públicas. “Temos a lei de incentivo fiscal para empresas que querem se instalar em Cascavel e podem contar com isenção de alvará para construção, também com isenção de alguns impostos pelo período de até 10 anos. Também temos nove barracões de propriedade da prefeitura no casulo industrial do Bairro Cataratas, que cedemos às empresas com aluguéis subsidiados pelo município e a possibilidade de o empresário pagar um valor simbólico por quatro anos e o Programa Barracão Produtivo, em que o município paga o aluguel para as empresas pelo período de 24 meses, com a contrapartida de que o empresário vai contratar neste período”, lista.
Tudo isso, segundo a presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, ajuda a impulsionar Cascavel e torna a cidade ainda mais empreendedora.

“Cascavel possui políticas públicas que apoiam o empreendedorismo. A maioria dos nossos empresários é de empreendedores individuais, de micro e pequenos empresários. Estabelecimentos que têm grande importância na nossa economia, na geração de empregos e de renda, e que movem nosso município. É muito bom poder celebrar sete décadas da nossa cidade vendo de perto tanto crescimento e desenvolvimento para os empreendedores”, finaliza a presidente da AMIC PR (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Sonia Xavier.

(Assessoria)