Variedades

Caluc realiza Mostra de Cinema e Literatura

De 18 a 20 de abril, será realizada em Cascavel a 1ª Mostra de Cinema & Literatura do Caluc (Centro Acadêmico de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

A atividade tem entrada franca e será no Miniauditório III da Unioeste Câmpus de Cascavel, a partir das 19h30. As inscrições podem ser feitas no local e a certificação será emitida pelo Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes).

O presidente do Centro Acadêmico de Letras da Unioeste, Paulo Henrique dos Santos, lembra que “o evento é uma das últimas atividades da gestão Compromisso & Diálogo e tem a finalidade de suscitar discussões em torno da arte”. O estudante explica que a ideia é mesclar as duas linguagens que dialogam entre si, a linguagem fílmica e a linguagem literária.

No primeiro dia do evento será exibido o filme “Assassinato no Expresso do Oriente” (2017) baseado na obra da escritora britânica Agatha Christie, com uma estética hollywoodiana. No segundo dia, será exibido o filme “Me Chame pelo seu Nome” (2017), vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, baseado na obra do escritor estadunidense André Aciman. No terceiro e último dia, será exibido o filme “Meu Pé de Laranja Lima” (2012), baseado na obra do escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos, uma das obras literárias mais vendidas na história do país.

Após a exibição do filme, haverá um debate entre os expectadores conduzido por uma dupla de professoras que apresentarão informações técnicas e reflexões sobre o filme, e uma dupla de acadêmicos que falarão sobre a obra que embasou o filme e apresentarão suas impressões de leitura.

Acesse o evento da 1ª Mostra de Cinema e Literatura no Facebook.